Cedae: Expansão da rede de água vai atender Macaé no presente e no futuro

05/11/2008 17:22:24 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Empregando manilhamento de ferro fundido, com 600 milímetros, a Cedae expande a rede de água no Morro de Santa Mônica, em parceria com a prefeitura de Macaé. Essas obras, que visam aumentar a oferta de água para atender a população no presente, têm também o objetivo de ampliar essa oferta para acompanhar o crescimento da cidade, acontecem junto com a expansão da rede de água da Ajuda de Baixo e Nova Holanda.

A instalação das novas tubulações no Morro Santa Mônica já foi concluída na Rua Leopoldina Neves Pinheiro e, a partir da esquina com a Rua Jornalista Carlos Lacerda, a nova rede desce pela Estrada da Cancela Preta, em direção à entrada da Estrada do Tatu, onde será interligada a uma tubulação já existente, de 300 milímetros. Segundo informou o superintendente da Nova Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio Aguiar, já foram instalados cerca de 700 metros da nova tubulação,

Marcos Túlio Aguiar ressaltou que a rede instalada terá cerca de 1.200 metros e que a troca dessa tubulação antiga por uma de maior diâmetro tem dois objetivos principais. Primeiro, evitar risco de rompimento da antiga rede de fibra, instalando uma tubulação mais forte e de maior diâmetro. “Segundo, estamos ampliando o diâmetro da sub-adutora até a entrada da Estrada do Tatu porque ela vai atender não apenas a parte alta do Morro de Santa Mônica, mas ao crescimento futuro das partes altas da cidade, no Morro de São Jorge, Jardim Pinheiro, Novo Horizonte, Riviera, Cancela Preta, Alto da Glória e também a região sitiada nas proximidades da Linha Verde, onde hoje já se localizam a Cidade Universitária e o Plaza Macaé. Essa ação vai aumentar a oferta de água e atender a demandas futuras de crescimento dessas localidades, com previsão de grande desenvolvimento nos próximos anos”, disse o superintendente Marcos Túlio.

Na parceria com a Cedae, que abre as ruas e instala as novas tubulações, a prefeitura tem a responsabilidade de completar o serviço, recuperando o calçamento das ruas e as calçadas, lembrou o secretário de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi. O secretário colocou também que a expansão da rede de água de vários locais de Macaé está incluída no Programa Água Limpa. “Esse programa tem como objetivos acabar com os alagamentos em vários pontos de Macaé, expandir a rede de esgoto e trazer maior oferta de água à população”, falou Adrian Mussi.

- As ações do Água Limpa já começaram, com obras na passagem de nível do Canal da Fábio Franco, onde foi instalada uma nova ponte com placas pré-moldadas, que vai possibilitar melhor escoamento de água sob esse canal. As outras pontes também serão substituídas e essas ações visam acabar com os alagamentos na cidade. Além disso, a prefeitura vai expandir a rede de esgoto e também levar água em quantidade suficiente a toda população, em parceria com a Cedae – lembrou Adrian Mussi.