Centro de Equoterapia passa por reformulação e modernização

07/02/2021 10:17:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Moisés Bruno

A meta é proporcionar transparência aos pais sobre a evolução dos praticantes no tratamento

Com a implementação de um sistema avançado para acompanhar a evolução dos praticantes, o Centro de Equoterapia municipal, administrado pela Coordenadoria Especial de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, tem como meta facilitar o trabalho da equipe multidisciplinar e proporcionar transparência aos pais sobre a evolução dos praticantes no tratamento.

A reformulação do centro de equoterapia também conta com plantel de cavalos completo, equipamentos novos para praticantes e animais, além de acompanhamento veterinário semanal para os cavalos.

"A equoterapia tem importante papel no desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais. A implantação do sistema vai nos ajudar a zerar a fila de espera e, em média de um mês, vamos poder disponibilizar novas vagas, pois entendemos a importância da prática", destacou a Coordenadoria Especial de Promoção a Saúde dos Animais, Pâmela Mussi.


Benefícios da prática
A equoterapia é um método terapêutico no qual o cavalo tem um papel principal dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

A prática traz benefícios como: superar fobias, melhorar memória, concentração e sequência de ações, motiva o aprendizado encorajando o uso da linguagem, ensina a importância de regras como segurança e disciplina, aumenta a capacidade de independência e de decisão, melhora o equilíbrio e postura, desenvolve a coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão, estimula os órgãos do sentido e promove organização e consciência do corpo.

"Meu filho precisava segurar nos móveis de casa para conseguir andar. Hoje ele caminha sozinho, se sente independente e capaz. A prática foi fundamental para o desenvolvimento dele", destacou a dona de casa Sandra Ferreira Barbosa, mãe do pequeno João, de seis anos, há quatro anos praticante da equoterapia.


Atendimento também na Serra
O atendimento na área urbana acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Parque de Exposições Latiff Mussi. E às sextas-feiras, mesmo horário, na serra, no Parque de Exposições de Córrego do Ouro. Ao todo, 183 pessoas são beneficiadas.

Para participar, o paciente passa por uma triagem. É preciso ir até a sede do programa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com encaminhamento médico para equoterapia e laudo de neurologista ou pediatra, comprovante de residência (é necessário ser residente do município de Macaé) e telefone para contato. Logo após, é realizada avaliação individual para saber se ele está apto a participar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2759-3400.

Clique e assista ao vídeo.


Fotos Relacionadas