Centro de Especialidades Odontológicas será inaugurado em maio

09/04/2008 17:21:52 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A implementação de novos serviços na área de saúde, visando à integralidade das ações, faz parte das políticas públicas prioritárias da prefeitura de Macaé. Neste deste contexto, está a criação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da secretaria Especial de Saúde, que será inaugurado no próximo mês.

De acordo com o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, após a conclusão das obras de readaptação, o prédio, que é da prefeitura, agora passa por uma revisão na parte elétrica. “Teremos muitos equipamentos que necessitam de alta capacidade de energia, por isso estamos fazendo um trabalho minucioso nesta área”, explica.

O Centro de Especialidades Odontológicas, localizado no Centro, contará atendimentos ambulatoriais e de emergência 24 horas. São quatro consultórios, centro de esterilização, laboratório de prótese, escovódromo e oficina de manutenção de equipamentos. A previsão é de que sejam atendidos mais de 200 pacientes por dia.

- Atualmente, a referência no atendimento odontológico 24 horas é o Pronto Socorro Odontológico 24 horas, situado na Rua Euzébio de Queiroz, próximo ao edifício 10 andares, e que será desativado. “Iremos transferir os serviços e criar outros, os pacientes e profissionais ficarão mais bem acomodados com esta nova estrutura”, garante Paulo.

O coordenador de Saúde Bucal, Júlio Cesar Abreu, lembra que os consultórios estão montados e a oficina de manutenção já está em operação. Ele acrescenta que o trabalho de prevenção será intensificado. “Estamos instalando um escovódromo e uma sala interativa para palestras, exibição de vídeos e teatro de fantoches, visando orientar principalmente as crianças sobre a importância de uma correta higiene bucal”, disse.

O secretário ressalta que a nova unidade terá serviços que antes eram terceirizados, como confecção de próteses dentárias e a oficina de manutenção de equipamentos. “Iremos produzir próteses diversificadas (blocos, prótese fixa e coroas) e, inicialmente, pretendemos confeccionar uma média de 50 próteses por mês”, garante.

A oficina de manutenção de equipamentos já está em operação e conta com quatro profissionais que trabalham na recuperação de diversos aparelhos como refletores, auto-clave, compressores e demais periféricos.

Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 45 unidades odontológicas, sendo uma móvel, e três com atendimento 24 horas e 51 consultórios. De acordo com Paulo, por mês são realizados aproximadamente 50 mil procedimentos, entre ambulatório (22.500) e odontologia preventiva e coletiva (26.600). “A prioridade da secretaria de Saúde é sempre atuar na prevenção e promoção da saúde, com palestras, aplicação de flúor e escovação, principalmente nas escolas”, frisou.