Centro de Referência ao Adolescente promove encontro com mães adolescentes

08/08/2007 15:45:53 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Promover e esclarecer a importância do uso exclusivo do aleitamento materno entre adolescentes gestantes e nutrizes. Este é o objetivo do I Encontro sobre a importância da amamentação exclusiva ao seio, durante os seis primeiros meses de vida do bebê, realizado nesta quarta-feira (08), no Centro de Referência ao Adolescente (CRA), programa da Secretaria Especial de Saúde (Semusa). O encontro foi voltado às jovens mães, três delas acompanhadas pelos maridos, cadastradas no CRA.

Durante a manhã, foi exibido vídeo sobre tema do encontro, em seguida a equipe multidisciplinar tirou as dúvidas das adolescentes. A psicóloga Fernanda Daflon; os coordenadores Monique Gouveia e Newton José; a enfermeira Ellen Motta e a fisioterapeuta Paola Cândida participaram do evento debatendo o assunto com os jovens. Para enfocar a importância de se alimentar de maneira correta, houve confraternização com o que deve conter em uma alimentação saudável diária.

Para a nutricionista Maria Núbia Oliveira, o importante é conscientizar os adolescentes e tirar os mitos que são ensinados pelas famílias.

– Muitas mães chegam achando que o peito vai cair ou ficar com estrias, que não é bom alimentar a criança com o leite do peito, por ele ser fraco. Mas nos seis primeiros meses, a alimentação com o leite natural faz com que o bebê tenha sete vezes menos chances de pegar viroses. No CRA, vamos esclarecer as dúvidas e lembrar que este primeiro contato de afeto entre a mãe e seu filho é fundamental. As mães devem saber que o leite do peito possui nutrientes, é mais saudável e gratuito, ao contrário do artificial que precisa de todo um trabalho para fazer, limpar a mamadeira, sem contar a higiene – explica Núbia.

O Centro de Referência possui uma equipe multidisciplinar que conta com assistente social, nutricionista, técnica e auxiliar de enfermagem, fisioterapeuta, enfermeira, psicóloga, ginecologista e obstetra. – Com a equipe, a jovem se conscientiza mais rápido já que cada profissional ajuda a esclarecer as dúvidas que elas têm – completa a nutricionista.