Centro de Referência ao Diabético comemora Dia Mundial da Saúde com orientação médica

03/04/2008 12:02:54 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Sempre trabalhando na implementação de ações que buscam a melhoria e qualidade de vida da população, a prefeitura de Macaé, por meio do Centro de Referência ao Diabético (CDR) da secretaria Especial de Saúde (Semusa), chama a atenção da população para o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia (7) de abril, com o tema “A proteção da saúde contra os efeitos das alterações climáticas”.

A gerente do CRD, assistente social Beth Gavazzi, lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem informando ao mundo quanto aos efeitos das alterações climáticas na saúde humana, segundo pesquisas realizadas em centenas de países. ”Durante toda a semana de comemorações do Dia Mundial da Saúde, o CRD vai oferecer aos participantes do centro as orientações sobre nutrição, podologia e fisioterapia”, disse.

Com a falta de definição das estações e as mudanças repentinas do clima, surgem os problemas relacionados à saúde. No caso do diabético, a alta temperatura resseca a pele, o que provoca rachaduras e machucados, principalmente nos pés, por isso a importância de visitar um podólogo com freqüência. Já com o tempo frio, o paciente sofre com as dores musculares e câimbras, o que torna necessário o recurso da fisioterapia, para diminuir o sofrimento provocado por esses agravos, surgidos com as alterações climáticas.

A podóloga do centro, Jacqueline da Penha, explica que o paciente deve procurar os serviços, quando encontrar algum machucado. “Quando o paciente encontrar qualquer anormalidade, deve procurar orientação do serviço de saúde pois, a cada 30 segundos, um diabético perde uma perna por causa da doença. Ferimentos nos pés podem ser perigosos, e uma consulta ao podólogo pode evitar uma amputação. Cuidar dos pés é cuidar da sua saúde”, disse a podóloga.

Essas alterações climáticas afetam a saúde da população de uma maneira negativa. Em locais considerados quentes, a tendência é aumentar os problemas respiratórios, como a asma, e problemas com a pele. Doenças como febre amarela e dengue são causadas por essas mudanças no clima. As chuvas constantes, nos períodos mais quentes, contribuem para o acúmulo de água, o que favorece a reprodução do mosquito Aedes Egyptis.


O CRD conta com uma equipe multiprofissional composta por endocrinologistas, nutricionista, fisioterapeutas, assistente social, podóloga e psicólogas. Atualmente, o CRD possui mais de 1500 cadastrados, sendo que na rede municipal de Saúde existem cerca de sete mil pacientes diabéticos cadastrados. Beth explica que, deste total, 3.750 correspondem à população das zonas urbana e rural, e os demais são de outros municípios e da população flutuante da cidade.