Centro de Referência do Adolescente promove palestras sobre aleitamento materno e oficinas sobre Shantala

26/08/2009 18:35:27 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Ana Chaffin

De origem indiana, a Shantala estimula o vínculo da mãe com o bebê

O Centro de Referência do Adolescente (CRA) de Macaé está promovendo uma série de atividades na Semana do Aleitamento Materno. Evento promovido pela prefeitura de Macaé por meio da secretaria de Saúde e da coordenação da Área Técnica Alimentação e Nutrição (Catan), o objetivo da Semana é aumentar a prevalência do aleitamento materno. Nesta quarta-feira (26), profissionais da área de saúde ministraram palestras e oficinas de Shantala para gestantes e nutrizes.

- A nossa missão é acompanhar as gestantes e nutrizes, de 11 a 19 anos. O centro é formado por assistente social, dermatologista, enfermagem, fisioterapeuta, ginecologista obstetra, nutricionista e psicóloga, onde são compartilhadas informações sobre a gestação, o parto, aleitamento materno, vacinação e cuidados ao bebê, incluindo práticas complementares como a Shantala, disse a coordenadora do Centro de Referência do Adolescente (Cra), Monique Rangel.

Ela ressalta ainda que o evento trata de forma simples os conceitos, ‘mitos e verdades’, e incentiva o apoio à amamentação no convívio familiar. “O nosso objetivo é ampliar a divulgação do tema e incentivar as gestantes a amamentarem seus bebês. Ver a experiência de amamentação de outras mães desperta o desejo do aleitamento”, explicou.

Durante o evento, as fonoaudiólogas Nilce Braga Brasil e Luciana Velasco, falaram sobre o estímulo à inteligência do bebê, a fonoaudiologia e o aleitamento materno. Além das palestras, o evento contou com vídeo sobre Shantala e sorteio de enxovais.

- Aqui eu aprendi a importância da amamentação, o carinho, o afeto além da Shantala que é de extrema importância para o bebê e a mãe. Cheguei no centro sem saber nada e tenho que aprender muito mais ainda, comentou Deysilaine Bernardo, 15 anos, que completa dois meses de gestação.

Segundo a fisioterapeuta do CRA, a Shantala é uma técnica de massagem indiana descoberta por um obstetra francês, que a transformou em livro na década de 70. “Além dos benefícios físicos que são proporcionados, a integração da mãe com o bebê é muito ampla, criando uma relação de mais carinho e confiança. É um tipo de massagem apropriada para o bebê, que tem o efeito de relaxar, tranqüilizar, além de aumentar a imunidade e com isso ajuda a estreitar os laços afetivos entre a mãe e o bebê”, enfatizou a fisioterapeuta.

Ela completa ainda que quando a criança é tocada, tem a tendência de crescer mais centrada, mais equilibrada, tranquila e amorosa. Para o bebê, o toque traz lembrança dos movimentos do útero, onde o líquido aminiótico envolvia e protegia durante a gestação.

Prática da Shantala

A Shantala deve ser feita após o bebê completar um mês de vida: antes disso a pele ainda é muito fina e sensível. No primeiro passo, a mãe deve estar em posição confortável e de frente para o bebê. O ambiente deve ser tranquilo, aquecido e de preferência com música bem calma.

O segundo passo é usar um óleo vegetal puro sem perfume, esfregar as mãos para aquecer o óleo , não conversar e não falar ao telefone. O bebê deve estar de barriga pra cima. A massagem começa pelo peito, deslizando as mãos abertas do centro em direção aos ombros. Depois, estende o movimento até as mãos, deslizando por todos os braços. Massageie bem os dedos, um por um, ato que estimula a dentição.

Depois a massagem continua, com a barriguinha sempre no sentido horário, pois assim alivia cólicas e evita prisão de ventre . Deslize pelas perninhas até os pezinhos e repita o mesmo movimento feito nas mãos. De barriga pra baixo deslize por toda a região das costas, assim estará ativando um bom funcionamento dos rins do bebê.