Centro do Idoso terá Auto de Natal

23/11/2018 11:18:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Os participantes do espetáculo têm idades entre 68 e 80 anos

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) está preparando Auto Natal com ensaios dos grupos de Artes Cênicas (Teatro) e de Dança Sênior. O evento está marcado para o dia 6 de dezembro, com início às 14h, no auditório do CCI, que fica na Estrada do Caminho, sem número, no bairro Ajuda de Baixo.

Cinco atrizes e um ator, com idades que variam entre 68 e 80 anos, estão organizando a apresentação teatral, que não conta com texto e é um trabalho que exigirá deles expressão corporal e facial.

O professor de teatro Pedro Medeiros explica que essa peça constitui-se de quatro atos: o primeiro intitula-se "Apocalipse"; na sequência "O primeiro milagre do menino Jesus", depois "A chegada do povo para o nascimento do Cristo" e finalizando, "A formação do Presépio". "Durante a peça, que dura 20 minutos, haverá texto gravado pelo senhor João Batista para orientar o público", comenta ele.

Para Maria do Socorro de Lima, de 72 anos, o teatro mudou sua mente, que passou a ocupar-se mais com atividades culturais. Isso a ajudou, inclusive, a ter mais paciência.

Já Nicanor Antunes, de 70 anos, disse que o Auto de Natal desse ano é importante porque além de lembrar a história e referir-se a Jesus, promove muita emoção no público e no elenco.

Dança Sênior

Com 12 dançarinos, com idades acima dos 60 anos, a Dança Sênior é uma atividade que está sempre presente nas apresentações do CCI. Na oportunidade, o grupo apresentará as músicas "Pinheirinho de Natal" e "Dança com Velas".

De acordo com o aposentado Helio Santos, de 67 anos, a prática traz a todos os integrantes momentos de prazer. "As aulas proporcionam ainda novas amizades". A companheira dele, Shirley Dias, de 62 anos, ressalta que a atividade leva a exercícios que movimentam braços e pernas. "A mente e a memória passam a ter mais saúde", justifica ela.

Para a professora de Dança Sênior Zélia Pizzo, a autoestima é elevada. "A ação também promove a flexibilidade das pessoas pelo alongamento dos membros superiores e inferiores. Ainda provoca bem-estar e socialização, devido à vivência de momentos prazerosos em grupo. Defino a dança sênior como uma pulsão de vida", conclui.


Fotos Relacionadas