Centro Pop: um lugar onde o sofrimento pode ser transformado em cidadania

16/09/2013 13:22:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Moisés Bruno

Cerca de 60 atendimentos por dia são realizados no Centro Pop, em frente ao Terminal Central

Cerca de 60 atendimentos por dia, feitos por 19 profissionais – que constituem equipe administrativa, de abordagem social e a formada por assistentes sociais, psicólogos e corpo jurídico. Assim funciona o Centro Pop de Macaé, responsável por orientar, atender e encaminhar para outros serviços públicos moradores em situação de rua. O setor de fiscalização da secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos emitiu um parecer de que esse é o melhor Centro Pop do Estado.

Isso porque os usuários participam de oficinas de reflexão, dinâmicas de grupo, leituras, tendo lanche e almoço (em parceria com o Restaurante Popular). No Centro Pop, que está localizado em frente ao Terminal Central, eles também lavam suas roupas, participam de atividades em datas comemorativas e têm espaço para guardar seus pertences.

Além disso, fazem inscrição no CadÚnico, que dá acesso a diversos benefícios, como o Bolsa Família. Também têm atendimento jurídico, psicossocial, com equipe técnica de referência, a qual visa promover mudanças de atitude diante da vida desse público.

O atendimento jurídico consiste em orientações sobre direitos desse público. Os profissionais informam e acompanham os moradores em situação de rua, pois alguns perderam seus documentos, outros têm problemas com a Justiça.

Também é feita confecção de currículos, quando eles são encaminhados à área de trabalho. Em alguns casos, são conduzidos ao abrigo institucional do município, a Pousada da Cidadania.

Na área de Educação, o Centro Pop os encaminha a cursos. Na esfera da Saúde, também são orientados. Esse órgão público municipal ainda lhes fornece passagens para retornarem para suas cidades, quando necessário.

O principal objetivo do Centro Pop é dar um atendimento digno a esses cidadãos, que por estarem em situação de rua, não conseguem ter acesso aos serviços públicos, que têm direitos de usufruir.

Para a coordenadora de Proteção Social Especial, a assistente social Viviane Rocha, o fato do Centro Pop de Macaé ser considerado uma referência no estado é uma grande conquista.

- Vale ressaltar que essas pessoas devem sair da rua para viver uma digna vida, merecem ter voz, serem respeitadas como cidadãos. Uma mudança de mentalidade é necessária, pois muitos estão nas ruas por problemas psíquicos e familiares, além de dependência química e outros traumas - comentou a assistente social.

Segundo a coordenadora do Centro Pop – Macaé, Maria Aparecida Barroso de Oliveira, o órgão está aberto a receber ligações com denúncias e oferecer esclarecimentos. Sua equipe de abordagem vai até o local onde há moradores em situação de rua para avaliar a necessidade dos cidadãos. O telefone do Centro Pop é: (22) 2796-1084.

Beneficiados elogiam trabalho desenvolvido no Centro Pop

O morador em situação de rua, Marcos Antunes, de 38 anos, é proveniente de Cariacica (ES), veio a Macaé para trabalhar, mas perdeu o Título de Eleitor e outros documentos, como a Carteira de Reservista. No entanto, o setor jurídico do Centro Pop está tomando as devidas providências para que ele tenha sua documentação em dia e possa buscar e encontrar seu tão desejado emprego. Por enquanto, ele lancha e toma banho nesse local.

O ambiente no Centro Pop é de comunidade. Todos os moradores em situação de rua se ajudam mutuamente, inclusive ouvindo música quando lavam as roupas, e esperam a vez de seu banho.

O morador em situação de rua, Messias Jerônimo da Silva, de 32 anos, cuja cidade de origem é Arraial do Cabo (RJ), se encontra nesse estado devido a problemas familiares, além de alcoolismo, que atrapalhou ainda mais a sua vida. “Aqui no Centro Pop, encontrei abrigo e estou resolvendo pendências sobre minha documentação”, explica.

Já o morador em situação de rua Jorge Luís da Silva, de 48 anos, de Joinville (SC), também veio a Macaé procurar emprego. No Centro Pop ele deu entrada para receber o benefício do Bolsa Família. "Aqui existe socialização", enfatiza Jorge Luís.

- Nos meses de junho e julho, promovemos 15 novos beneficiários do Programa Bolsa Família e alguns foram encaminhados para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) – conclui a coordenadora do Centro Pop, Maria Aparecida Barroso de Oliveira.