Cerca de 300 alunos macaenses debatem cidadania

01/09/2005 16:43:38 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Um auditório cheio, na Fundação Educacional de Macaé (Funemac), com cerca de 300 estudantes, nesta quinta-feira (01), mostrou o interesse dos alunos de nove escolas municipais que participam dos Encontros Temáticos do Projeto Educando na Cidadania. Este foi o 3º Encontro Temático para Alunos, com início às 13h.

Os Encontros são organizados pela prefeitura de Macaé, através do Programa Macaé Cidadão, em parceria com a secretaria municipal de Educação, reunindo alunos de escolas situadas uma em cada Setor Administrativo, que foram selecionadas para participar da primeira fase do Educando na Cidadania.

O 3º Encontro começou com a apresentação do grupo de teatro da secretaria municipal de Saúde – Programa DST/AIDS, encenando o tema Solidariedade, de prevenção da AIDS e DSTs, que foi bastante aplaudido pelos alunos. Depois, teve início o bate-papo “De jovem para jovem”, seguido de mesa redonda, com participação de vários palestrantes, com debates sobre “Questões instigantes que giram em torno do adolescente”, sendo mediadora a psicóloga Rosimery Abreu Mothé.

Abriu o debate a professora Alcinéia Martins, do Bloco Afoxé Togun Axé, discutindo o tema “O jovem na perspectiva da afro-descendência”, abordando as questões étnica-racial, preconceitos e histórico dos afro-descendentes em Macaé, que compõem mais de 47% da população. Após a palestra, os alunos apresentaram vários questionamentos, como: Ainda há preconceito em Macaé, em pleno século XXI? Você já sentiu preconceito? Todos foram esclarecidos pela palestrante. Também participaram da mesa-redonda profissionais, como representante do Conselho Tutelar, com o tema Estatuto da Criança e do Adolescente; representante da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, entre outros.


Encontros ampliam conhecimento da cidadania entre os jovens

Para a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, os Encontros Temáticos com os Alunos têm sido proveitosos, ampliando o conhecimento de cidadania entre os jovens, que se mostram interessados e participam dos debates com questionamentos sérios.

– As perguntas que eles fazem após os temas apresentados mostram que o jovem participa ativamente da vida na comunidade. São perguntas interessantes, mostrando a sede da juventude de conhecer cada vez o assunto cidadania, não apenas como uma palavra, mas como busca por uma vida melhor e mais digna – afirmou Amélia Augusta.
Os Encontros têm a cidadania com tema principal dos debates e discussões, visando envolver a comunidade escolar numa ampla discussão sobre a cidadania como prática social. Inicialmente, o Projeto reuniu, em julho, os professores dessas escolas em uma série de Encontros Temáticos que tiveram sucesso.


Ainda serão realizados o 4º Encontro e Oficinas com os jovens

Os alunos que participam são das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Está programado, ainda, o 4º Encontro Temático, no dia 9 de setembro, que será aberto por um painel interativo tendo como tema “Cidadania em foco – Sustentabilidade”. No dia 14, acontecem as Oficinas, onde alunos debaterão os temas: Movimentos culturais contemporâneos; Sexualidade e Adolescência; Que droga é essa; No mundo da palavra: uma forma de manifestação da juventude; De olho no meio ambiente; As diversas manifestações da violência no mundo do jovem e Protagonismo juvenil: a participação política e ética do jovem na sociedade. Para as oficinas, o Macaé Cidadão e a secretaria municipal de Educação convidaram professores, educadores sociais e psicólogos.

A primeira fase do Educando na Cidadania tem a participação das escolas E.M. Maria Letícia S. de Carvalho (SA 01); E.E.M. Polivalente Anísio Teixeira e CIEP 455 M. Maringá (SA 02); E.M. Aroeira (SA 03); C.M. Prof. Maria Isabel Damasceno Simão (SA 04); E.M. Wolfango Ferreira (SA 05); E.M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo (SA 06); E.M. Joaquim Augusto Borges e E.M. do Sana (SA 07); C.E.M. Raul Veiga (SA 08) e C.M. Pedro Adami (SA 09). Segundo a coordenação do Programa Macaé Cidadão, outras escolas do município participarão de outras fases do Projeto.