Cevas e moradores realizam mutirão contra o Aedes no Jardim Franco

13/04/2024 15:28:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

Ação contou com recolhimento de lixo e materiais inservíveis.

Com organização dos próprios moradores do bairro Jardim Franco, a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde de Macaé, participou, neste sábado (13), do mutirão de combate à proliferação dos mosquitos transmissores de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Para quem mora no local, o mutirão é fundamental para evitar a proliferação do mosquito.


"A conscientização deve ser de todos, pois evitar a dengue é um ato coletivo. Ainda teremos mais dois mutirões, pois o bairro é dividido em três áreas", frisou Neilton Júnior, que juntamente com outros moradores recolheram diversos recipientes para evitar o acúmulo de água.

A iniciativa, segundo o supervisor geral do Cevas, Marcelino Carvalho, contribuiu com o trabalho permanente do órgão que, esta semana, também realizou ações no local com seus agentes. Na ocasião, foram realizadas atividades de educação em saúde com a distribuição de folhetos informativos sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar a proliferação dos mosquitos transmissores.

Além disso, agentes de saúde percorreram as ruas do bairro realizando vistorias em busca de possíveis focos do Aedes aegypti junto com os moradores, recolhendo lixo e materiais inservíveis.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.