Chuva: Novo Cavaleiros e Imboassica receberão obras pontuais

18/04/2008 19:45:53 - Jornalista: Thales Coutinho

Com as fortes chuvas que caíram sobre Macaé nos últimos dias, vários bairros sofreram com pontos de alagamento. Locais que foram fortemente atingidos na cidade, os bairros Novo Cavaleiros e Imboassica receberam, na tarde desta sexta-feira (19), a visita do prefeito Riverton Mussi, acompanhado de uma equipe da prefeitura. Foi realizada uma vistoria nas comunidades. Considerados prioritários pela administração municipal, os bairros receberão obras pontuais e emergenciais.

No Novo Cavaleiros, por se tratar de um bairro com uma parte alta, as águas das chuvas se acumulam na parte baixa e no entorno dessas áreas. Segundo o prefeito, será iniciada imediatamente a abertura de uma galeria paralela e a substituição por manilhas mais largas, acelerando o escoamento da água. Já na Imboassica, o processo será semelhante, objetivando tirar a água localizada próxima às empresas e levando para a lagoa.

– O objetivo é aumentar a vazão de água dessas localidades, que hoje estão todas estranguladas e reduzidas, já que os antigos canais naturais foram tapados por manilhamento ou para a construção de habitações particulares em anos anteriores – disse Riverton.

Mesmo com a previsão de mais chuvas, o prefeito Riverton afirmou que as obras terão início imediatamente. A meta é amenizar os impactos causados pela chuva, agravados pela maré e lençol freático altos.

– Não me isento da responsabilidade, porém os problemas do município em relação aos alagamentos são de tempos atrás. No primeiro ano desta administração realizamos um estudo e implementamos o que talvez fosse a grande obra de nosso projeto, a macrodrenagem e saneamento. Mas a população precisa entender que é preciso trabalhar dentro da legalidade e o processo licitatório encaminhado ao Tribunal de Contas foi lento. Porém, com sua resolução favorável, já realizamos a licitação vencida pela empresa Odebrecht e o lançamento das obras marcada para esta última quinta-feira (17) foi adiado pelas chuvas, mas será iniciado nos próximos dias – declarou o prefeito.