Chuvas: prefeitura continua com ações emergenciais

14/02/2009 11:30:59 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Robson Maia

Na Piracema, comporta foi aberta

A prefeitura de Macaé continua neste final de semana com ações emergenciais para minimizar os efeitos das fortes chuvas que atingiram toda a região esta semana. Neste sábado, o secretário de Serviços Públicos, George Jardim, e o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, estiveram na localidade da Piracema, atingida por alagamentos.

- Na última chuva forte, instalamos uma comporta para controlar melhor o fluxo de água na Piracema. Foi um trabalho que deu certo, pois desta vez os moradores sofreram bem menos com os alagamentos. Agora, aproveitamos a maré baixa para abrir a comporta e fazer com que a água escoe mais rápido. Na maré alta, vamos fechar a comporta novamente, explicou Romulo Campos.

No Novo Cavaleiros, outro local bastante atingido, equipes da Secretaria de Serviços Públicos e da Coordenadoria de Defesa Civil continuam monitorando o bairro, onde quatro bombas de sucção fazer o escoamento das águas para a Lagoa de Imboassica, que teve o canal extravasor aberto. Na Nova Holanda, a bomba de sucção também continua funcionando.

Para cuidar da limpeza da cidade, equipes da prefeitura também vão trabalhar na limpeza de bueiros, retirada de entulho e lavagem de ruas com apoio de caminhões-pipa. O secretário George Jardim lembra que, por causa da chuva, a operação tapa buracos teve que ser suspensa. “O trabalho de recapemento tem que ser realizado com tempo bom, porque para a colocação de massa asfáltica são necessárias pelo menos 72 horas sem chuva. Assim que o tempo melhorar, retomamos o trabalho”, explicou.

A Defesa Civil também continua em alerta permanente monitorando vários pontos da cidade, por determinação do prefeito Riverton Mussi. O coordenador da Defesa Civil, capitão Eric Shueler, lembra que a chuva que atingiu o interior do estado provocou muitos estragos, inclusive com interdições de estradas importantes como a BR-101 e a RJ-142.

- Em Macaé, não foi diferente. Estamos auxiliando na remoção das famílias desalojadas e vistoriando locais mais críticos. Pedimos à população que evite sair de casa se houver chuva forte. Em caso de problemas, é ligar para o telefone 199, que funciona 24 horas, observou o coordenador.