Chuvas: prefeitura em alerta

19/11/2008 17:14:45 - Jornalista: Equipe Secom*

A prefeitura de Macaé está em estado de alerta por conta do mau tempo que está atingindo toda a região Sudeste do país. Equipes de diversas secretarias estarão de plantão durante todo o feriado (quinta e sexta-feira) e no final de semana para atender a todo tipo de emergência. Depois de mais chuva na noite de terça-feira (18) e a madrugada de quarta-feira (19), Macaé e todas as cidades vizinhas sofrem os efeitos do mau tempo. Em Macaé, o índice pluviométrico chegou a 110 milímetros, mais do que o esperado para todo o mês de novembro.

Na tarde desta quarta-feira (19), integrantes de diversas secretarias de governo se reuniram para discutir planos de ação para o feriado que se aproxima. “Embora a cidade tenha vários pontos de alagamentos, não existe necessidade de a prefeitura decretar estado de emergência. A expectativa é de que a situação esteja normalizada com a diminuição das chuvas e a mudança da maré”, disse o coronel Caldas, do Corpo de Bombeiros, que sobrevoou a cidade durante a manhã em um vôo cedido pela Petrobras.

A Defesa Civil estará de plantão 24h nos locais mais afetados e recebendo ocorrências através do telefone 199. Até o momento já foram solicitados 65 atendimentos. No distrito de Córrego do Ouro, atingido por uma forte tromba d’água na noite de segunda-feira, 14 pessoas ficaram desabrigadas e estão sendo atendidas pela prefeitura. Elas estão no Colégio Municipal Pedro Adami, recebendo alimentação, além de roupas, colchonetes, toalhas e acompanhamento de assistentes sociais. Na região do Imburo e na região serrana, estradas que estavam interrompida devido a quedas de barreiras, já estão liberadas após trabalho da equipe das secretarias de Serviços Públicos e do Interior.

Na zona sul da cidade, moradores abriram por conta própria a barra da Lagoa de Imboassica. A prefeitura chegou a cogitar esta possibilidade, mas aguardava a liberação da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla). “A abertura prejudica o ecossistema, mas acima da questão ecológica, existe a questão social, já que as pessoas enfrentam problemas de alagamentos por causa da maré alta. Com a abertura, o escoamento das águas nos bairros no entorno da Lagoa será bem mais rápido”, disse o secretário de Meio Ambiente, Henrique Emery.

Chuvas causam problemas em toda a região

Além de Macaé, diversos municípios estão sendo afetados pelas chuvas. Em Campos, vários bairros ficaram alagados e já são cerca de 100 pessoas desabrigadas e mais de 800 desalojados.

Em Rio das Ostras, bairros como Âncora, Cidade Praiana, Nova Cidade e Rocha Leão, onde duas barreiras caíram, apresentam alagamentos. Na cidade, nos últimos dois dias choveu 172,5 milímetros, mais do que a média do município para todo mês de novembro. Carapebus também foi outro município bastante atingido pelas chuvas. Uma tromba d’água afetou a cidade, aumentando o nível do Córrego da Maricota, o que causou danos a três pontes e alagou diversos bairros. A quantidade de chuva que caiu na cidade foi de 185 milímetros, mais do esperado para um mês.

Quissamã não foi afetado pelas chuvas, mas sim pela força dos ventos, que chegou a destelhar casas. No Rio de Janeiro, várias ruas ficaram inundadas, causando mais de seis horas de engarrafamento. Centenas de famílias ficaram desalojadas.

*Simone Noronha, Maria Izabel Monteiro e Thales Coutinho