Chuvas: prefeitura está em alerta

08/10/2009 16:51:16 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Kaná Manhães

Mau tempo deve continuar nas próximas horas

A Coordenadoria de Defesa Civil de Macaé está em alerta por conta da frente fria que trouxe muita chuva para a região Norte Fluminense na tarde desta quinta-feira (9). A previsão é de que o mau tempo continue durante a noite e nesta sexta-feira (10), com novas pancadas de chuva. Para as próximas horas, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de ventos fortes em toda a região. Na tarde desta quinta-feira, de acordo com a Defesa Civil, já choveu 30 milímetros.

A Defesa Civil informa à população que o telefone 199 para emergências pode ser acionado 24 horas. As secretarias de Obras e Serviços Públicos também estão em alerta. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, George Jardim, as bombas de sucção instaladas na elevatória do final da Rua Télio Barreto estão funcionando a todo vapor: cada uma tem capacidade para escoar até 1,5 mil litros de água por segundo.

- As bombas ajudam a escoar mais rapidamente as águas do Canal da Avenida Fábio Franco, que depois das instalação das três novas pontes teve a sua vazão alargada. A prefeitura está fazendo a obra da quarta e última ponte, e já encomendou quatro novas bombas, que devem chegar nos próximos dias. As novas bombas serão instaladas na elevatória da Télio Barreto, aumentando a capacidade de vazão para quatro mil litros por segundo, explicou.

Motoristas devem ter cuidados redobrados

Os motoristas devem redobrar os cuidados nos pontos mais críticos da cidade, como a Avenida Fábio Franco (próximo ao supermercado ABC), Avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia (Linha Vermelha, na altura do Parque da Cidade), Rua Teixeira de Gouveia e na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).

Embora a chuva esteja constante, com algumas áreas de alagamento na cidade, a Defesa Civil não recebeu nenhum chamado nesta quinta-feira. A Defesa Civil está monitorando também a região serrana e as áreas do interior do Imburo, Aterrado do Imburo e Virgem Santa.

O coordenador de Defesa Civil, Eric Schueler, informou que a secretaria está a postos, para ajudar os moradores de qualquer parte do município em caso de chuvas mais fortes.

- O monitoramento é constante e estamos prontos a agir sempre que for necessário para garantir a segurança do cidadão que aqui reside. As áreas consideradas de risco estão sob a vigilância da Defesa Civil, disse o coordenador.