Chuvas: Prefeitura monitora cidade

02/10/2008 16:58:36 - Jornalista: Maria Iabel Monteiro

A Prefeitura e a Defesa Civil do município monitoram toda cidade, para garantir a segurança do cidadão macaense, em casos de alagamentos de ruas por causa das fortes chuvas que caem sobre Macaé desde a madrugada desta quinta-feira (2).

De acordo com informações da Defesa Civil, o índice pluviométrico atingiu 22,4 milímetros cúbicos por segundo, menor do que aconteceu na cidade no último final de semana, quando o índice atingiu mais de 32 milímetros por segundo, só na noite de domingo (28). Mesmo assim, o monitoramento é feito em toda cidade, principalmente nas áreas onde os alagamentos acontecem quando chove mais forte, como no Novo Cavaleiros, Imboassica, Nova Holanda e também no Campo do Oeste, Sol y Mar e outras localidades situadas nas proximidades do canal da Ayrton Senna. Nessas localidades, as ruas encheram, mas o escoamento das águas pluviais foi rápido.

No Novo Cavaleiros, a prefeitura instalou nesta quinta-feira mais três bombas de sucção que, junto com as outras cinco que já estavam no local, estão funcionando sem parar. O secretário de Obras, Mário Bucker, esteve verificando as condições das ruas no bairro e acompanhando a instalação e o funcionamento das bombas. Segundo ele, mesmo com a abertura do canal extravasor das Pedrinhas, realizada esta semana, o nível da lagoa ainda está alto, pela grande quantidade de chuva na região. A lagoa também está sendo monitorada.

Além da Defesa Civil, a prefeitura mantém uma força-tarefa, com a participação de várias secretarias municipais, como de Gestão, Obras, Infra-Estrutura, Meio Ambiente, Serviços Públicos, Interior, entre outras, que colaboram no monitoramento e estão prontas a agir em casos de alagamentos em qualquer ponto da cidade e mesmo na região serrana.

A secretaria de Serviços Públicos mantém homens e máquinas em vários pontos da cidade, realizando a retirada do barro, entulhos e lixo das ruas, para evitar o entupimento dos bueiros. Mesmo com as chuvas, o serviço de coleta de lixo continua normal, através dos caminhões-caçamba.

O monitoramento se manterá durante o dia e à noite, já que a previsão do Serviço de Meteorologia é de que as chuvas vão continuar pelo menos até sexta-feira.