Chuvas: Sistema de Alerta de Cheias começa a funcionar neste semestre

13/02/2009 14:36:39 - Jornalista: Simone Noronha e Janira Braga

Foto: Ana Chaffin

Rio Macaé terá estação de monitoramento do sistema

A prefeitura de Macaé já iniciou as primeiras articulações para a implantação no município do Sistema de Alerta de Cheias, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), considerado o instrumento disponível mais eficaz de comunicação às autoridades - prefeituras e defesas civis - e a população da ocorrência de cheias no estado. Esta semana, representantes da Coordenadoria de Defesa Civil do município se reuniram com equipe do Inea para acertar as primeiras medidas para a implantação do sistema, que será implantado em parceria com a prefeitura ainda neste semestre.

Na reunião com o coordenador da Divisão de Hidrologia do Inea, Luiz Paulo Viana, e com o coordenador do Sistema de Alerta, Luiz Tarcisio Mendes, com o coordenador da Defesa Civil municipal, capitão Eric Schueler, ficou acertado que o primeiro passo será o mapeamento das regiões mais afetadas por cheias em Macaé, que será feito pelo município.

A partir deste levantamento, serão escolhidos os locais para a instalação das estações pluviométricas e pluviofluviométricas, que vão medir a intensidade das chuvas na cabeceira dos rios e a vazão dos cursos de água na região. De acordo com Schueler, serão instaladas seis estações ao longo dos rios Macaé e São Pedro, em pontos estratégicos definidos pelo Inea. O objetivo das estações é alertar quanto à possibilidade de transbordamento.

- Essas estações verificam o nível da chuva que atingem os rios, e repassam os alertas para o sistema. Imediatamente, o Inea avisa sobre riscos, por telefone e pela Internet. A partir daí, podemos tomar providências preventivas e minimizar os estragos, explicou o assessor especial da Coordenadoria, Felipe Mondini, que também participou da reunião.

Os alertas são de três níveis: vigilância, de acompanhamento permanente; de atenção, quando são registradas ocorrências de precipitações nas cabeceiras dos rios; e o alerta máximo, quando há previsão de um aumento acentuado na intensidade das chuvas.

As unidades de Defesa Civil locais ficam encarregadas de divulgar os alertas e de auxiliar na adoção de medidas preventivas nas regiões a serem afetadas, de modo a minimizar as consequências dos temporais.

Qualquer cidadão poderá consultar o serviço. Para isso basta acessar o site do Inea: www.inea.rj.gov.br, clicando no banner Sistemas de Alerta de Cheias, acompanhar os boletins emitidos em tempo real e ainda consultar o banco de dados onde estão registradas todas as ocorrências desde o início das operações do sistema.


Secretária confirma importância de Macaé no Sistema de Alerta de Cheias

Esta semana, em Brasília, a secretária Estadual do Meio Ambiente, Marilene Ramos, confirmou nesta semana a inclusão de Macaé no pacote do Inea.

- Macaé está na foz do rio, depois de um trecho de grande baixada, e é possível prever com uma antecedência razoável a chegada das enchentes e, com isso, minimamente a população ter um alerta e a Defesa Civil agir em momento de inundação que não se pode prever com obras normais, afirmou a secretária.

Em outra ação preventiva, a Coordenadoria de Defesa Civil do município firmou acordo com o Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), que vai oferecer para o município previsão do tempo diária e bastante detalhada.