Ciclo Filosofia e Cinema exibe O Ano Passado em Marienbad

08/07/2008 15:28:28 - Jornalista: Marilene Carvalho

O Centro de Estudos Claudio Ulpiano prossegue com o ciclo de palestras sobre Filosofia e Cinema, no Solar do Mellos, exibindo na próxima quinta-feira, dia 10, às 19h, o filme O Ano Passado em Marienbad (1961), de Alain Resnais. A programação inclui palestra da prof. Tatiana Roque, Por uma Imagem-Tempo: as Pontas do Presente. A partir da conjugação entre esses dois modos de expressão, a filosofia e o cinema, procura-se abrir diretamente para o aluno um novo campo de experimentação e de entendimento.

Essa espécie de experimentação é definitiva, na medida em que oferece a possibilidade de quebrar a perspectiva endurecida a que a repetição dos hábitos da vida cotidiana nos restringe. “O Ano Passado em Marienbad é um filme que fala sobre o tempo. Para onde vai o presente que passa? Respondemos, para o passado. Mas será que o passado existe? Ou existe apenas a memória presente de um passado que já não existe? Já o futuro, sabemos que ainda não chegou, logo, também não existe. O filme nos permite abordar estas questões difíceis, através da imagem, tornando-as mais claras e sensíveis”, analisa Tatiana Roque.

O Ciclo de Palestras Filosofia e Cinema foi inaugurado em abril e vai até o mês de novembro. O evento é editado uma vez por mês, nas segundas quintas-feiras, com início às 19h. Já foram exibidos A Casa das Bonecas (1972 – Joseph Losey), Cidade dos Sonhos (2001 – David Linch) e A Dam de Shangai (1947 – Orson Welles). O site do Centro de Estudos Cláudio Ulpiano (www.claudioulpiano.org.br) foi lançado dia 19 de junho, na Faculdade de Filosofia e Letras de Macaé (Fafima). Nele, podem ser encontrados dados sobre as palestras e os palestrantes, além de outras informações.