Cidade Universitária começa a funcionar

28/06/2007 13:39:50 - Jornalista: Janira Braga

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Cidade Universitária já começou a funcionar. Com sistema biológico, a ETE trata 95% do esgoto e, pelo sistema de remoção das cargas poluentes do esgoto, é considerada moderna e adequada para as instalações do novo complexo de Ensino Superior do estado. A Cidade Universitária será inaugurada no próximo dia 11, às 14h30.

De acordo com o subsecretário de Obras, Mário Bucker, o sistema da ETE realiza a retirada de fósforo e nitrogênio do esgoto e após o tratamento completo, envia o resíduo líquido para o Canal do Capote. Bucker explicou também que está em fase final a implantação da sinalização na Cidade Universitária – tanto a horizontal quanto a vertical.

- Estamos remanejando o canteiro de obras e finalizando a sinalização – informou o subsecretário. A Cidade Universitária será inaugurada com dois prédios: um com 30 salas de aula e outro para abrigar o Centro Administrativo. A idéia é que o complexo funcione em três turnos e absorva a demanda de jovens do município que querem fazer cursos de graduação.

Durante a inauguração, a prefeitura vai assinar com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a implantação de novos cursos de graduação em Macaé. O curso de medicina é um dos mais esperados – o primeiro vestibular está marcado para 2009.

A idéia da prefeitura é reunir universidades públicas – federais e estaduais – e particulares em um só local para ampliar as oportunidades de inserção do munícipe em cursos de nível superior. Construído em anexo à Linha Verde, a Cidade Universitária fica localizada em uma área total de 95 mil metros quadrados e terá mais cinco blocos de salas de aula.