Cidade Universitária: novos cursos começam nesta segunda

24/08/2009 10:06:29 - Jornalista: Waleska Freire e Douglas Fernandes

Foto: Robson Maia

Aulas dos novos cursos da área de saúde adotarão uma grade curricular pioneira

A partir desta segunda-feira (24), a prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai iniciar uma importante etapa no processo histórico do conhecimento da cidade. Começam as aulas dos três novos cursos na área de Saúde - Medicina, Nutrição e Enfermagem - que passam a integrar na Cidade Universitária as 12 graduações gratuitas oferecidas pelo município. As palavras do reitor da UFRJ, Aluísio Teixeira remetem a importância dessa iniciativa: “Iniciamos aqui uma contribuição inestimável para o Brasil”.

As aulas dos novos cursos da área de saúde adotarão uma grade curricular pioneira. Elas serão direcionadas para integração entre o universitário e a comunidade. As graduações serão voltadas para a atenção básica, onde os universitários atuarão na prática, inicialmente, nas comunidades. A idéia da Universidade é direcionar os futuros profissionais a buscarem projetos e ações que atendam os anseios e necessidades da população.

Para a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, este é um momento da união. “Novas parcerias estão sendo estabelecidas entre Macaé e a UFRJ com os novos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição. O prefeito Riverton Mussi construiu a Cidade Universitária implantando o ensino superior gratuito em Macaé”, disse Marilena.

Os universitários do primeiro e quarto período irão vivenciar suas práticas nas escolas e no Programa Saúde da Família (PSF). Apenas no quinto período do curso, os alunos começarão seu estágio no Hospital Público de Macaé (HPM). A Educação tem estudado todo processo de implantação dos cursos desde sua grade curricular até a estrutura dos laboratórios.

O reitor Aluísio Teixeira afirmou estar satisfeito com a parceria realizada com o município, e o fato de Macaé ser pioneira no processo de interiorização dos cursos que a instituição oferece, integrando assim, as ações do poder Federal, Estadual e Municipal. Ele ainda acrescentou que o modelo implantado no município, servirá de modelo nacional. "Reunimos nessa parceria o interesse de levarmos nossa excelência de ensino ao interior, ao comprometimento do município em aprimorar sua educação".

Cursos de Saúde em Macaé são os mais concorridos no País

O resultado dessa iniciativa pôde ser conferido no último vestibular realizado para o curso de Medicina. Além de ser a graduação mais disputada de todo o país, dez das 30 vagas concorridas no vestibular ficaram com candidatos macaenses, comprovando o interesse do jovem no município em cursar sua Universidade na própria cidade. Juntamente com os cursos de Enfermagem e Obstetrícia, as graduações representam um marco na história do ensino da Prefeitura de Macaé e da UFRJ. Esta é a primeira vez que a instituição leva seu curso de Medicina para outro município com uma proposta diferenciada de ensino superior, onde Prefeitura e Universidade interagem no espaço físico e pedagógico.

A coordenadora do curso de Medicina, Vera Haulfon, disse que a parceria no município é "uma conquista de corações e mentes". A professora informou que as propostas para o curso de graduação em Medicina de Macaé, terão modelos pedagógicos baseado no conhecimento da realidade local, tendo como base o currículo detalhado em cada período e disciplina como a “Saúde da Comunidade”, entre outros temas.

Para o curso de Enfermagem, a prefeitura de Macaé também fez uma parceria, desta vez com a Escola de Enfermagem Ana Nery. Assim, os alunos do curso atuarão no município em atividades preventivas de saúde nas escolas municipais. A professora e coordenadora do curso de graduação de Enfermagem e Obstetrícia, Dra Maria Antonieta Rubio Tyrrel e a professora e coordenadora do curso de graduação em Nutrição, a macaense Dra Beatriz Ribeiro, também apresentaram os desafios propostos na implantação da interiorização da UFRJ. “A relação candidato vaga no vestibular foi igual a do Rio de Janeiro o que comprovou o interesse das pessoas no curso de Nutrição. Seis aprovados residem em Macaé, inclusive o primeiro lugar, isso significa que 30% dos 20 aprovados são daqui”, disse Beatriz.

Ensino gratuito: levando todos os níveis da Educação à população

A prefeitura de Macaé é pioneira na criação de um complexo universitário onde se encontram as principais universidades do país, oferecidos à população macaense gratuitamente. Criada em 2007, na primeira gestão do prefeito Riverton Mussi, a Cidade Universitária de Macaé possui atualmente seus 12 cursos, divididos entres as Universidades UFRJ e UFF e a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), única faculdade 100% municipal da região.

A FeMASS oferece os cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. A UFF oferece Direito, Administração e Ciências Contábeis. E a UFRJ, os cursos de Medicina, Química, Farmácia, Nutrição, Ciências Biológicas e Enfermagem. Atualmente estão matriculados na Cidade Universitária, cerca de 1500 alunos, com vestibulares realizados anualmente mostrando a grande procura dos jovens na formação do ensino superior. Segundo levantamento realizado pelo Complexo Universitário, 80% dos alunos reside no próprio município e desse total 68% trabalham.