Cidade Universitária: obras dos laboratórios começam em julho

20/06/2008 18:15:51 - Jornalista: Grazielle de Marco

O presidente da Fundação Educacional de Macaé (Fumenac), Joelson Tavares, marcou para o dia 27 de julho o início das obras de construção dos laboratórios da Cidade Universitária. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (20) durante reunião com a comissão com mais de 40 professores responsáveis pelo processo de interiorização da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no auditório da Cidade Universitária.

O objetivo da reunião foi atualizar os professores e os representantes da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) quanto aos avanços no processo de instalação da universidade no município.De acordo com o presidente da Fumenac, responsável por intermediar o convênio da UFRJ com a prefeitura, o momento é importante para que sejam elucidadas possíveis dúvidas. “Existem três pontos que acredito sejam os principais: a construção dos laboratórios, a construção do restante do complexo e o programa de bolsas que a Funemac passará a oferecer”, disse Joelson.

Segundo Joelson, em relação aos laboratórios, é preciso ressaltar os professores não precisam se preocupar. “As obras iniciarão no dia 27 de julho. Tivemos dificuldade com a contratação de uma empresa para realizar os trabalhos, mas já conseguimos solucionar. O prefeito Riverton Mussi deu ordem para que seja construído o mais rápido possível, uma vez que entendemos a necessidade destas estruturas para a qualidade das aulas”, afirmou. A previsão é de que as obras do laboratório terminem dia 15 de outubro.

Tavares explicou ainda que está sendo negociada a construção do restante do complexo da Cidade Universitária. “Na próxima semana, o prefeito terá uma reunião com os representantes da Caixa Econômica Federal para a negociação e possível fechamento do convênio que garantirá a construção de cinco prédios, restaurante universitário e um anfiteatro com lugar para 1200 pessoas”, completou. Além disso, o presidente da fundação expôs parte do programa de concessão de bolsas que está sendo organizado instituído pela Funemac. “Com esse programa iremos fornecer bolsas de extensão, iniciação científica e monitoria”, disse.

O reitor da UFRJ, Aluízio Teixeira, reafirmou a intenção da universidade se instalar em Macaé em toda a sua plenitude, com ensino, extensão e pesquisa. “Por isso também estamos trazendo proposta de acesso ao portal Capes para que nossos estudantes tenham acesso a todo o conteúdo”, afirmou. A diretora do Instituto de Química, Cássia Curan Turci, mostrou preocupação com relação aos laboratórios tendo em vista o início das novas turmas. “Faremos todo o possível para resolver essa questão com os novos alunos. Nos comprometemos a instalar provisoriamente o equipamento no Nupem, conforme o solicitado”, finalizou.