Cidade Universitária recebe Secretaria de Energia Argentina para intercâmbio

15/02/2023 14:25:00 - Jornalista: Renatta Viana

Foto: Divulgação

Membros do governo argentino visitaram Macaé na última terça-feira (14)

Com Macaé cada vez mais como referência em âmbito nacional e internacional, a Cidade Universitária recebeu membros do governo argentino na tarde desta terça-feira (14). Eles conheceram a relação do município com a produção do petróleo ao longo dos últimos 50 anos.

Representando a Secretaria de Energia a Argentina, Aldo Duzdevich, ao lado de Monique Campos, representante do Consulado Geral da Argentina, se reuniram com a Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon; Gisele Muniz, diretora da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS); Larissa Rodrigues, da coordenação da FeMASS; Débora Lacerda, coordenadora de Ensino da Secretaria de Ensino Superior; e Thiago Rocha Gomes, Secretário Adjunto de Políticas Energéticas.

Duzdevich explica que sua visita a Macaé, mais precisamente à Cidade Universitária, tem a ver com em especial com Mar Del Plata, pois pretende iniciar suas atividades no setor de indústrias petrolíferas no ramo offshore. Ele entende que Mar Del Plata passará pelo que Macaé passou há 40 anos.


“Conhecer o crescimento de Macaé nos proporciona um grande aprendizado em matéria de economia, cultura e educação. Evidentemente são pontos muito importantes e por isso estamos aqui na Cidade Universitária. A ideia é que, no futuro, a gente estabeleça relações mais específicas de intercâmbio envolvendo diretamente as universidades, laboratórios, estatais, porque o que queremos é preparar nosso polo para essa atividade", disse.



Ele acrescentou: "Essa é uma visita antecipatória, porque muito em breve teremos nosso primeiro poço exploratório e sabemos que levam alguns anos para que estejamos em plena atividade. É importante pra gente conhecer tudo sobre Macaé e adquirir essa experiência para reproduzi-la de forma segura estabelecendo mecanismos de integração em vários níveis”, pontuou o Secretário de Energia da Argentina.



Flaviá Picon falou sobre a importância dessas conexões que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento tecnológico, econômico, científico de Macaé e de todos que buscam esse crescimento, com base também, nas pesquisas realizadas pela Academia.


“É gratificante perceber que Macaé continua em ascensão servindo como exemplo de fomento no setor petrolífero e atraindo públicos de interesse. É um forte indicativo que a cidade se impulsiona internacionalmente e faz com que inúmeras regiões continuem avançando nas mais diversas tecnologias e políticas energéticas”, finalizou.


Fotos Relacionadas