Cidade Universitária retoma atividades nesta segunda

09/03/2018 16:52:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Espaço oferece cursos gratuitos de graduação e pós graduação

Após as chuvas que atingiram Macaé nesta quinta-feira (8), a Cidade Universitária retoma as atividades nesta segunda-feira (12), recebendo cerca de 5.500 universitários. Entre eles estão os alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que iniciam, nesta oportunidade, o ano letivo de 2018.

A Cidade Universitária é um modelo de educação superior na região por abrigar, no mesmo espaço, três Instituições de Ensino Superior (IES), além da UFF e UFRJ há a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura. Juntas, elas oferecem, gratuitamente, 18 cursos de graduação e outros seis de pós-graduação em níveis de Mestrado e Doutorado. O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), da UFRJ, fará a Semana de Integração Acadêmica na recepção dos calouros, de segunda (12) a sexta-feira (16). A programação completa do evento está disponível no site da universidade: www.macae.ufrj.br/nupem.

A UFF e a UFRJ funcionam no município por meio de convênio com a prefeitura, através da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Universidades federais, elas seguem calendário escolar e administrativo próprios, em razão disto voltam às aulas em dia diferente da FeMASS neste ano letivo. Os alunos veteranos do curso de Medicina, da UFRJ, retornaram às aulas ainda mais cedo, em 29 de janeiro.

A FeMASS tem os cursos de Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática. A UFF, Direito, Ciências Contábeis e Administração; e a UFRJ oferece os seguintes cursos: Medicina; Enfermagem e Obstetrícia; Química (bacharelado e licenciatura); Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Farmácia; Nutrição; Engenharias Civil, Mecânica e de Produção.

O semestre letivo também será encerrado em datas diferentes. Na FeMASS as aulas vão até 13 de julho. A Secretaria Acadêmica da UFRJ-Macaé informou que o curso de Medicina terá aulas até o dia 6 de julho; já para os ingressantes dos demais cursos o primeiro semestre letivo vai até 14 de julho. As informações também constam no site da universidade: www.macae.ufrj.br. Na UFF, as aulas se estenderão até o dia 17 de julho e o calendário acadêmico está disponível no site do ICM: http://www.uff.br/?q=calendarios. A universidade também colocou um e-mail à disposição dos alunos: contato@icm.uff.br.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros. O Nupem funciona à Avenida São José do Barreto, 764, Bairro São José do Barreto, atrás do Centro de Convenções.