CIEP Leonel Brizola recebe laboratório de informática do programa “Caia na Rede”

06/04/2010 17:18:49 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação

CIEP Municipalizado Leonel de Moura Brizola recebeu o terceiro laboratório de informática do Projeto

Nesta- terça feira (6) o CIEP Municipalizado Leonel de Moura Brizola recebeu o terceiro laboratório de informática do Projeto “Caia Na rede”, em parceria com as Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Macaé e a Empresa Odebrecht (Escola em Ação). O projeto tem como objetivo levar a inclusão social e digital entre alunos e a comunidade da rede municipal de ensino.

Participaram da entrega do espaço, que funciona na antiga biblioteca da unidade de ensino, a Secretária Municipal de Educação e Vice-Prefeita, Marilena Garcia, a coordenadora do projeto pela empresa Odebrecht, Rita Hipólito, a diretora do Ciep, Antônia Maria Ribeiro de Alvarenga e professores da escola, além de representantes das empresas parceiras como Print, Net Secutiy, Info Network, Telsinc, Dell e IBM.

O laboratório conta com 10 computadores. O primeiro foi implantado no Ciep Oscar Cordeiro em dezembro do ano passado e o segundo no último mês de marco (26). Segundo a coordenadora do Projeto “Caia na Rede”, Rita Hipólito, a proposta de inclusão digital está dirigida à toda a comunidade escolar junto com os integrantes das empresas parceiras e utilizará a mesma metodologia e o mesmo objetivo do projeto Escola em Ação “Aproximar a comunidade da escola, abrir diálogos e parcerias, valorizar talentos locais e oferecer espaços de formação e de inclusão” disse ela.

Ao inaugurar o espaço, Marilena reafirmou a importância das parcerias entre a iniciativa privada e o poder público, e o comprometimento da Secretaria de Educação em levar às unidades da rede um novo modelo de gestão. “Hoje a palavra parceria não significa apenas ações conjuntas, mas sim ideais compartilhados e comprometimento mútuo. Ter a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Odebrecht como braços fortes nesse projeto de inclusão digital, nos mostra o quanto verdadeira é esta iniciativa e a mudança que este projeto levará a toda a comunidade escolar”, disse.

Marilena disse ainda que o apoio de sua secretaria ao projeto da multinacional fortalece o projeto de inclusão social proposta pela prefeitura de Macaé. “Teremos este ano mais 30 unidades escolares equipadas com laboratórios, por meio de programas do Governo Federal. O “Caia na rede” vai de encontro a todas as nossas propostas na área da educação”, completou.

Em Macaé, o Programa “Escola em Ação”, adotou o projeto Caia na Rede acrescentando-o como eixo do projeto, junto com as oficinas no final de semana, os cursos de profissionalização e o programa de voluntariado. O laboratório, inaugurado nesta terça-feira, funcionará com a ajuda de voluntários/monitores oriundos de várias instituições e empresas parceiras que estão sendo treinados para liderar as turmas de alunos. No “Caia Na Rede”, qualquer pessoa, independentemente do grau de familiaridade ou experiência em computação, adquire conhecimentos básicos de informática. Os participantes aprenderão a utilizar portais e serviços online do governo e comunicação por e-mail e Messenger.

Os laboratórios possibilitam desde ao acesso à internet, para pesquisas escolares, como pedagógica, como a proposta de alfabetização digital e a revitalização das bibliotecas CIEPs, reeditando a proposta original de ser um espaço de cultura e de formação.

No Brasil, 47% da população nunca usaram um computador e 59% nunca acessaram a internet. No setor de construção, apenas 6% das pessoas têm acesso ao computador e somente 3,5% acessam a internet, de acordo com o Centro de Estudos sobre Tecnologia da Informação e da Comunicação e com o Mapa da Exclusão Digital do Instituto Brasileiro de Economia.