Cipa instala extintores no Colégio Maria Izabel

29/10/2008 16:38:48 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Técnicos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da prefeitura de Macaé instalaram seis extintores de gás carbônico e seis de água no Colégio Municipal Professora Maria Izabel Damasceno Simão, na tarde desta quarta-feira (29).

Para o vice-presidente da Cipa, Luiz Carlos da Silva Castro, que é engenheiro químico e de segurança no trabalho, a comissão faz este trabalho de campo visando a adequação das unidades da prefeitura às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, no que diz respeito à segurança e à saúde no trabalho.

Foram explicados à diretora geral da instituição de ensino, Lucy Caldas Simões, e a membros da sua diretoria, como utilizar os extintores, quais deverão ser seus pontos de colocação, observando-se a distância estabelecida pela NR23 de prováveis focos de incêndio, além da marcação e da sinalização dos extintores.

De acordo com ela, no Colégio Maria Izabel há 1.786 alunos, distribuídos em 25 turmas, além de dois laboratórios de informática e um almoxarifado repleto de papel e material de limpeza. “Por tudo isso, torna-se muito necessário a precaução e o cuidado para evitar incêndios”, afirma.

- Além do mais, a instrução realizada pelos técnicos é muito importante devido ao fato de essas obedecerem às regras de segurança necessárias à excelência nos serviços e à qualidade de vida – informa Lucy Simões. Foi o colégio que comprou os extintores para a Cipa instalar e prover as devidas orientações.

Segundo o vice-presidente da Cipa, Luiz Castro, os serviços prestados na tarde de quarta-feira no colégio cumpriam a Norma NR23, cujo fim é a proteção contra incêndio, mediante orientações técnicas para instalar os extintores.

- Este trabalho resulta de compromissos assumidos antes da eleição da Cipa ocorrida em setembro, quando fui escolhido para representar os servidores públicos municipais - comenta, acrescentando que os serviços disseminando a prevenção a incêndios fazem parte do trabalho da comissão.

Os técnicos de segurança no trabalho que proporcionaram o suporte necessário ao trabalho de campo nessa escola são Santiago Pinheiro dos Santos, Alex Dias e Jailton Santos.