Circulando no Trânsito encerra temporada 2009

09/12/2009 16:40:58 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Este ano, mais de três mil alunos passaram pelo projeto

O setor de Educação da Mobilidade Urbana/Mactran encerrou, nesta quarta-feira (9), no Circo Escola, as atividades deste ano do Programa Circulando no Trânsito. O encerramento foi com a peça “Os sonhos de Sofia, as lições de Maria Eugênia no trânsito” e palestra sobre comportamento do pedestre para alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Wolfango Ferreira. De setembro a dezembro, foram atendidas cerca de 30 escolas da rede municipal e particular, num total de 3.702 alunos do ensino fundamental.

As crianças interagiram com os atores, acompanhando com palmas as músicas ritmadas, temas dos personagens, e respondendo com acerto e entusiasmo às perguntas feitas por eles e a palestrante Josiana Wilme, gerente do setor. Segundo ela, por se tratar do cotidiano de quatro alunos do ensino fundamental, há total identificação com o público alvo, na peça escrita por Marcelo Ataualpa, produzida e dirigida por Aldebaran Bastos. “A experiência desses atores, embora jovens, também conta muito no aprendizado, transmitido de uma forma lúdica, com muito humor”, afirmou.

A personagem Maria Sofia, engraçada, sonhadora, distraída – o que a torna vítima de atropelamento por um ciclista desatento - é interpretada por Ágata Íris, que cursou a Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro. A psicopedagoga Miliane Bodnarasec, formada pela Escola Maria José Guedes, participou do grupo profissional macaense Companhia Faz Teatro. Sua personagem, Maria Eugênia, faz o tipo toda certinha. Com seu ar professoral, ensina e cobra dos colegas as lições sobre comportamento no trânsito.

O elenco masculino conta com Sidney Santos, 16 anos de teatro, diretor da Companhia Solar de Teatro de Macaé, que faz o Zinho, ciclista disposto a aprender como conduzir seu veículo, e Mardoni Muros, que tem formação pela Escola Villa Lobos, é o skatista João, rebelde, avesso a regulamentos, mas que acaba aprendendo a se comportar no trânsito.

Após o atropelamento, convalescendo, a “princesa” Maria Sofia tem um sonho em que Zinho se torna seu príncipe encantado, que se alia a ela para lutar contra a “bruxa da deseducação no trânsito”, que por sua vez se alia a um monstrengo, em que se transforma João. A dupla má é derrotada por Sofia, que responde com acerto – e ajuda da platéia - às perguntas feitas pela bruxa sobre comportamento no trânsito.

“A programação é super interessante, válida e surpreendente, e reforçou o que é ensinado em sala de aula”,disse a professora Ingrid Faria,. Alunos da turma transmitiram a opinião dos colegas . “á sabia de algumas coisas e aprendi mais. Achei tudo maneiro. Me amarrei no príncipe”, disse Mateus da Cruz, enquanto Ester Carvalho disse ter gostado do sonho de Sofia. “Achei tudo divertido, gostei dos ensinamentos, esclareci dúvidas, me amarrei no sonho da princesa”, afirmou Ester Carvalho.

O Programa Circulando no Trânsito é uma iniciativa que acontece desde 2001. A previsão é de que os trabalhos sejam retomados em março de 2010 e com a inclusão dos alunos do 6º ao 9º que passarão a contar com uma programação especial.