Clarice Lispector é tema de projeto da Semed

13/08/2009 10:59:15 - Jornalista: Waleska Freire

A mulher e sua personalidade na literatura da escritora Clarice Lispector será tema de mais uma edição do projeto “Onde um rio de gente se encontra com um mar de histórias” promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e realizado pelo Historiarte. O encontro acontece no dia 20 de agosto, na Faculdade de Filosofia de Macaé (Fafima), às 18h. A entrada é franca e os interessados em participar do evento devem se cadastrar pelos telefones (22)81459339 e 98246068. A Fafima fica na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, nº 200, Centro.

Dentro do projeto será ministrada a palestra “O perfil da mulher na literatura da escritora Clarice Lispector” pelo do Professor Rodrigo da Costa Araújo mestre em Ciências da Arte e doutorando em Literatura Comparada da Universidade Federal Fluminense (UFF). Serão feitas ainda apresentação de contos, histórias e apresentação de temas com o objetivo de promover a troca de experiências e estimular a formação de novos contadores.

Autora de linha introspectiva, Clarisse buscava exprimir, através de seus textos, as agruras e antinomias do ser. Suas obras se caracterizam pela exacerbação do momento interior e a quebra com o enredo factual. Seu romance mais famoso é A hora da estrela. No livro, Clarice conta história de Macabéa, uma datilógrafa criada no estado de Alagoas que migra para o Rio de Janeiro e vai morar em uma pensão, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M. O livro descreve a pobreza e a marginalização no Brasil, temática que pouco aparece ao longo da sua obra. A história de Macabéa foi publicada poucos meses antes de sua morte.

O HistoriArte foi criado há 14 anos com o objetivo de ser um grupo de contadores de histórias. Numa lista de milhares de apresentações, aparecem hospitais, asilos, grupos de terceira idade, shoppings, centros de hemodiálise e escolas particulares. No ano passado, o grupo tomou as ruas da cidade apresentando seu projeto ao ar livre, alcançando o reconhecimento das comunidades por onde passou. Seu trabalho de base, no dia-a-dia, é realizado nas escolas municipais. Participam também de eventos de outras secretarias, como Saúde, Cultura, Bairro Cidadão.