Clínica de futsal anima estudantes em Macaé

05/10/2007 12:40:23 - Jornalista: Assessoria de imprensa CBFS

O auxiliar-técnico da Seleção Brasileira de Futsal, Pipoca, comandou na tarde desta quinta-feira (04) uma clínica com alunos de dois colégios de Macaé. O trabalho foi realizado no Ginásio Maurício Bittencourt, local do jogo deste sábado (06), às 10h, contra a Venezuela. Os ingressos podem ser trocados por dois quilos de alimentos não-perecíveis até às 20h desta sexta-feira, no Ginásio Municipal ou na Fundação Macaé de Cultura.

Ao todo estiveram presentes ao treinamento aproximadamente 40 crianças e adolescentes do Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo) e do Colégio Barroco Lopes. Durante uma hora os alunos treinaram fundamentos do esporte com o auxiliar-técnico da Seleção e ex-treinador da equipe do Playas de Castellon, da Espanha. O interessante é que o trabalho foi feito de forma mista, com meninos e meninas trabalhando de forma conjunta. Mais uma vez valeu a presença de Pipoca que é técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futsal.

Para Bruno Couto, professor de Educação Física do Barroco Lopes, foi uma tarde de grande aprendizado para as crianças e para ele. "Tanto eu quanto os meus alunos e os alunos do Castelo aprendemos muito nesta tarde. É sempre válido ter aulas com alguém experiente em qualquer modalidade”, disse.

Ele revelou também que a clínica, além de ensinar, poderá valer de estímulo aos seus alunos, que estão participando de uma competição na cidade. "Eles praticam futsal e futebol e no momento estão participando da Copa Costa do Sol de Futebol. Creio que esse trabalho servirá de estímulo para as crianças”, concluiu.

Treino

A Seleção Brasileira realizou na manhã de quinta-feira (04) o seu primeiro treino para encarar a Venezuela, no primeiro dos dois amistosos que compõem o Desafio Internacional de Futsal entre os dois países. O trabalho foi comandado pelo auxiliar-técnico Marcos Sorato, uma vez que o treinador PC de Oliveira só chegou em Macaé na manhã desta sexta-feira (05). "Trabalhamos alguns pontos da defesa. Na verdade, definimos alguns conceitos defensivos para o jogo contra os venezuelanos", declarou Sorato.

Parte física

Os atletas da Seleção Brasileira, que se preparam para a disputa do terceiro Grand Prix de Futsal, continuam os trabalhos diários em vista da primeira partida preparatória para o grande torneio que ocorrerá em Santa Catarina a partir do dia 20.

Após realizarem treino com bola na manhã desta quinta-feira (04), o grupo fez um trabalho específico no final da tarde na academia do hotel onde a delegação está concentrada. Os atletas realizaram uma avaliação de estímulo cardio-respiratório, com tiros de corrida na esteira da academia sob o comando do preparador físico João Carlos Romano. Além disso, foi feito também trabalho de reforço muscular. "Procuramos fazer um tipo de trabalho que eles já fazem em seus clubes, já que o tempo é reduzido", explicou Romano.