Colégio de Aplicação divulga segunda reclassificação

2020-02-03 11:42:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
lateral do prédio da cidade univrsitária
Foto: Bruno Campos
Em novo endereço, na Cidade Universitária, CAp tem índice de cerca de 65% de aprovação em universidades

A Secretaria Municipal de Educação divulgou, nesta segunda-feira (3), a segunda reclassificação para este ano letivo do processo seletivo de admissão ao Colégio de Aplicação (CAp), que volta às aulas nesta terça (4), funcionando em novo endereço: bloco A da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros. A lista com a classificação de 40 candidatos, número de inscrição, nome e origem de escola pública municipal de Macaé ou de privada e outras está divulgada no Portal da prefeitura. O período de matrícula para esses candidatos será somente na quarta (5) e quinta (6), das 8h ao meio-dia, já na nova sede do CAp, que fica em frente ao Shopping Plaza Macaé.

A Superintendência Acadêmica da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, mantenedora do CAp, pede aos pais e/ou responsáveis pelos alunos que tenham atenção quanto ao novo endereço do Colégio de Aplicação. No antigo prédio, à Alameda Raimundo Corrêa, 151, bairro Novo Cavaleiros, funcionará a Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, que era no Jardim Sol y Mar. Devido à mudança para o prédio onde funcionava o CAp, as aulas na Escola Sandra Maria retornam no dia 11 deste mês.

A alteração acontece em virtude da intervenção preventiva referente à obra de macrodrenagem da Rua Jonas Mussi. Mesmo com a prorrogação da volta às aulas, o cumprimento do calendário letivo será assegurado para os 400 alunos do 1º ao 5º anos da unidade. A Secretaria de Educação fez reunião com os pais e funcionários da escola para informar a mudança, que foi compreendida por todos.

O processo seletivo para o CAp foi realizado em novembro do ano passado com um total recorde de 1.355 candidatos inscritos que concorreram às 100 vagas oferecidas para a 1ª série do Ensino Médio. Este ano o colégio fará 10 anos de fundação e o presente antecipado foi o funcionamento no novo endereço, na Cidade Universitária.

As vagas oferecidas foram para os candidatos que, em 2019, tinham ou estavam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental II e foram aprovados sem dependência. Oitenta por cento das vagas foram destinadas a alunos que cursaram o 8º ano e estavam cursando o 9º ano, ambos na rede pública municipal de ensino de Macaé, ou tenham cursado os dois anos também na rede pública municipal de Macaé. Os 20% restantes foram para os demais candidatos.

O CAp funciona em horário integral e a seleção é anual, feita por meio de edital público. A procura só aumenta a cada ano em função do destaque do colégio nos dados do Enem, como no de 2018, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que confirmam o Colégio de Aplicação da Prefeitura de Macaé como a melhor escola pública municipal de Ensino Médio do país. O CAp também está entre as 20 melhores escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, a terceira melhor escola do município de Macaé, incluindo as privadas, e a melhor escola pública da Região Norte Fluminense.

O colégio tem 204 alunos de 1ª à 3ª séries do Ensino Médio e 36 professores, além de servidores técnico-administrativos. A equipe acumula resultados positivos em todas as esferas: municipal, regional, estadual e nacional e tem índice de cerca de 65% de aprovação de alunos em universidades públicas e privadas.

Busca

Acesso Rápido

Destaque