Colégio de Pescadores anuncia finalistas do concurso de redação sobre pescado

01/09/2008 18:00:13 - Jornalista: Cesar Dussac

A direção do Colégio Municipal dos Pescadores de Macaé anunciou na tarde desta segunda-feira (1), como parte da Semana Nacional do Peixe, os nomes dos cinco alunos selecionados para a final do concurso de redação – cinco categorias - sob o tema Benefícios do Consumo do Pescado. A redação vencedora será anunciada nesta terça-feira (2) pelo ministro de Agricultura e Pesca, Altemir Gregolin, que estará na cidade e entregará os prêmios às 14h na Praça Veríssimo de Melo.

Foram selecionadas as redações de Beatriz Figueiredo dos Santos (7º ano), Jorge Washington Malaquias dos Santos (8º ano), Lindomar Luiz de Souza (2º ano médio), Renan Robaina Pereira (3º ano médio) e Wellington Braga da Fonseca (ciclo V – EJA). Tayná já foi premiada no sorteio de um computador. O diretor do Colégio, Marcelo Cuco, lembrou que as cinco redações foram escolhidas por uma equipe de professores.

A redação de Tayná Beatriz, 14 anos, moradora da Nova Holanda, teve por título “Um pescador”. Ela disse que vai usar o computador que ganhou no sorteio para fazer os trabalhos escolares na Internet. “O computador vai ajudar muito eu e minha irmã nas pesquisas dos trabalhos que os professores passam para casa. Minha irmã também é aluna deste Colégio”, disse.

Quanto à redação, explicou que não tem familiares no ramo da pesca, mas se inspirou em vizinhos pescadores. “A parte de minha redação que mais me emocionou foi quando falei que o pescador, quando chega em casa com dinheiro, pode comprar comida para os filhos”. Tayná ressaltou que a matéria de que mais gosta é Navegação, porque ensina a se orientar no mar.

Jorge Washington, 15 anos, deu à sua redação o título de “Os peixes de Macaé”. Ele disse que ficou feliz por sua colega ter sido sorteada com o computador. “Sei que Tayná vai aproveitar muito bem o computador nos trabalhos da escola e em outros assuntos. Também gosto mais da matéria Navegação, porque a gente aprende a navegar de caiaque, jacuman – barco a remo para seis pessoas – e barco à vela. Na minha redação, falei da dificuldade que o pescador tem de pescar num rio poluído, e fica difícil alimentar seus filhos”, afirmou.

Os dois alunos ressaltaram que não esperavam ser selecionados e que aguardam com muita expectativa o anúncio do vencedor, nesta terça-feira.