Colégio Municipal Renato Martins promove conscientização no trânsito

25/09/2014 12:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (24) houve uma mobilização no bairro Botafogo

As atividades da programação da Semana Nacional do Trânsito no Colégio Municipal Renato Martins, que funciona na sede do antigo Colégio Aplicação (CAp), seguem até nesta sexta-fera (26). A ação, desenvolvida neste semestre letivo com trabalhos nas salas de aula e conscientização dos alunos e comunidade escolar, foi marcada, na quarta-feira (24), por uma mobilização no bairro Botafogo, nas adjacências da unidade. Cerca de 120 estudantes do 4°ano de escolaridade participaram de uma passeata que percorreu as proximidades da Secretaria de Mobilidade Urbana e Linha Azul, despertando o interesse de pedestres e motoristas. O objetivo foi multiplicar informações e apresentar dicas quanto aos cuidados com o trânsito.

Na oportunidade, os estudantes apresentaram cartazes elaborados durante as aulas e entregaram cartões com reflexões sobre a importância do uso do cinto de segurança, dirigir sem o uso do aparelho celular e não fazer uso de bebiba alcoólica antes de dirigir. Entre as estudantes mais animadas estava Maysa Vieira que fez questão de entregar os cartões com frases e desenhos elaborados pelos estudantes e também advertir os motoristas que estavam sem o cinto de segurança.

De acordo com o diretor da unidade, Roberto José Valcácio Filho, o trabalho será apresentado durante o encontro do projeto “Educar para humanizar o trânsito”, desenvolvido pela Concessionária Autopista Fluminense Arteris. “Na escola, este trabalho é coordenado pela professora orientadora Tainá de Matos. Estamos satisfeitos com a repercussão da mobilização que conseguiu levar reflexões para estudantes, pais e para quem mora nas adjacências da escola ou percorre a área”, disse. Ele acrescentou que o próximo projeto destacado pela unidade, que conta com 718 alunos, será “O que cabe e o que não cabe no mundo”, com enfoque para questões sociais.

O “Educar para humanizar o trânsito” conta com a participação das seguintes unidades municipais: Renato Martins, São Sebastião dos Quarenta e Escola de Educação Infantil Marly Vasconcelos Lemos. A formação é desenvolvida pela Autopista Fluminense com a integração de 28 escolas municipais que representam 13 cidades do Estado do Rio e tem como objetivo destacar estratégias e intervenções pedagógicas que devem ser multiplicadas para outras unidades de ensino. Os educadores que participam do projeto recebem material pedagógico, que é distribuído aos estudantes das unidades na forma de kits, livros e gibis educativos.


Fotos Relacionadas