Colônia dos Pescadores promove festa em homenagem a São Pedro

29/06/2007 18:34:44 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para resgatar a cultura e a tradição dos pescadores de Macaé, a Colônia de Pescadores promove festa de São Pedro. O evento acontece na Avenida Beira Rio, na Praça dos Pescadores (Barra), entre os dias 29 e 1º de julho (domingo). Os festejos são apoiados pela Prefeitura, Petrobrás (Projeto Mosaico), secretaria de Esporte e Lazer (Semel) e Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape). Os vereadores Maxwell Vaz (PT) e Pedro Reis (PSDB) também ajudaram na promoção do evento.

O ponto alto do da festa será a tradicional procissão, quando 15 barcos navegarão durante uma hora, saindo do Mercado até a praia do Aeroporto e fazendo o mesmo percurso de volta. Durante o trajeto, as embarcações estarão enfeitadas e haverá soltura de fogos de artifício. Os três barcos mais animados receberão prêmios. As imagens de Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora das Graças e de São Pedro serão levadas na procissão.

Além disso, os shows devem atrair multidões para a festa. No dia 29, às 18h, haverá show gospel; às 20h30 é a vez de Netinho e seu teclado agitarem os admiradores de forró, e às 22h terá mais deste estilo com o grupo Forró Sereno.

Mais de 100 crianças moradoras dos bairros Nova Holanda e Barra de Macaé, com idades entre sete e 13 anos, participam de brincadeiras de gincana, como corrida no saco e outras. Elas são filhas de pais que vivem da pesca. As atividades com os grupos infantis ocorrem no sábado (30), às 15h.

Neste mesmo dia, às 18h, é a vez de 30 membros do grupo Estrela do Mar (terceira idade) apresentar quadrilha, valorizando os idosos da comunidade pesqueira. Com início previsto para às 22h30, haverá mais forró para o público cuja estimativa é de três mil pessoas. Ainda no sábado, às 20h, a Academia de Dança Samara Jardim vai animar a juventude com muita dança, alegria e empolgação.

Segundo a diretora da colônia dos pescadores, Rosemary Ribeiro, essa festa se realiza há 82 anos. “Anteriormente os festejos ocorriam em frente ao Mercado de Peixes, mas em 2001 foram transferidos para o Parque de Exposições Latiff Mussi, onde permaneceram por três anos. Pelo terceiro ano, estamos na Praça dos Navegantes, promovendo o pescador macaense”, enfatiza Rosemary.

Na festa haverá 12 barracas com comidas típicas, uma delas organizada por artesãos ligados à Colônia de Pescadores, que terão o lucro revertido para o grupo, uma vez que a barraca tem cunho beneficente. No último dia de festa, às 17h, haverá bingo para a comunidade, enquanto que às 21h, vários estilos musicais serão ministrados pelo grupo Swing Explosão.