Com foco no Sana, Prefeitura e Sebrae promovem oficina

11/11/2013 18:48:00 - Jornalista: Thales Coutinho

Foto: Moisés Bruno

A iniciativa tem como foco estimular ainda mais o turismo na região serrana

A Prefeitura de Macaé e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram nesta segunda-feira (11), no auditório da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), localizado no Ginásio Municipal, o primeiro encontro do Projeto Rio Serra Mar. A iniciativa, com foco no turismo da região serrana, mais precisamente no distrito do Sana, visa traçar um plano de desenvolvimento de roteiros turísticos. A oficina contou com a participação de microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais da cadeia produtiva do turismo e tem como objetivo promover a geração de novas oportunidades de trabalho e renda de forma sustentável e inovadora.

Vindo ao encontro ao momento que o Rio de Janeiro será sede de grandes eventos, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, o Projeto Rio Serra Mar, busca fomentar o turismo, realiza encontros, oficinas e cursos de capacitação em diversos municípios. Além de Macaé, mais nove municípios estão envolvidos; Niterói, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Para o presidente da Fesportur, Luiz Renato, Macaé promover este encontro é estimular o debate visando criar soluções para o desenvolvimento da região. “Macaé possui um potencial enorme para o turismo, com destaque para a região serrana, que tem essa vocação natural. Desde o início da nossa gestão buscamos criar atrativos turísticos e potencializar, através de um planejamento e estratégias bem definidas. Esta região já recebe a visita de inúmeros turistas de vários estados do país e até mesmo do exterior”, declarou Renato, agradecendo a parceria feita com o Sebrae.

Ele adiantou ainda a possibilidade de cerca de 10% do valor destinado as Áreas de Preservação Ambiental (APA) irem para o distrito do Sana. “Recentemente, em reunião com o prefeito, recebemos a feliz informação que, dentre as prioridades do governo, está o investimento no distrito do Sana. Com nova sinalização, melhorias no ordenamento público, com um calendário cultural bem definido, temos a certeza que levaremos melhorias significativas a esta que é uma das principais regiões de nosso município”, informou Renato.

De acordo com o Sebrae, as empresas que aderirem ao projeto Rio Serra Mar receberão um consultor que vai aplicar uma matriz de competitividade que vai avaliar questões do marketing, financeira, administrativa e de gestão, afim de obter uma radiografia das necessidades dessas empresas para que sejam aplicadas ferramentas de capacitação e qualificação. Segundo Cristina Bravo, consultora do Sebrae, o principal foco é fazer a integração regional desses municípios com um roteiro bem definido e com empresários preparados para atender.

- Somente neste ano já foram mais de 400 empresas que receberam cursos de capacitação e qualificação. O Sebrae entende que, em um período que o Rio de Janeiro será foco do mundo, a cadeia produtiva do turismo deve estar bem preparada para a demanda que surgirá. Ficamos felizes em participar deste evento em Macaé com a presença de empresários, empreendedores individuais e agradecemos a parceria com a Prefeitura de Macaé na retomada deste projeto que busca trazer benefícios para toda a cidade -, definiu Bravo.

Durante a oficina, Oswaldo Ramalho, consultor do Sebrae que ministrou a atividade, destacou o principal objetivo: a criação de um cardápio de oferta turística qualificando os estabelecimentos do setor, tais como hotéis, pousadas, restaurantes, guias e agências de viagens. "Para isso, a oficina de roteirização necessita de um trabalho conjunto, já que os personagens da região são fontes de informação para que seja criado um bom roteiro atraente ao turista. Além disso, forneceremos uma folheteria e um portal na internet que integre toda a região. Sem dúvida que a concordância dos envolvidos no projeto faz com que o roteiro seja bem sucedido e, inevitavelmente, quanto mais qualificado estiverem os estabelecimentos ligados ao setor, maior será o crescimento no turismo regional”, disse Ramalho.