Com três frentes de obras, prefeitura continua ações no Novo Cavaleiros

22/05/2009 11:52:15 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

Na segunda-feira, prefeito Riverton Mussi vistoriou as obras do Novo Cavaleiros

Continuam as ações da prefeitura no Novo Cavaleiros. O objetivo de eliminar o problema de alagamentos no bairro. De acordo com informações do secretário de Obras Públicas, (Semop), Tadeu Campos, no bairro a prefeitura atua em três frentes de obra para aumentar a vazão da água pluvial.

Uma das frentes está atuando no canteiro principal, perto do Terminal Lagoa, com escavação para serem instaladas mais peças de quatro metros de largura por 1,8m de altura. Outra atua na Alameda do Bosque, próximo à confluência com a Rua Tenente Célio, na região entre o São Marcos e a Universidade Estácio de Sá onde foi feita a escavação e estão sendo instaladas manilhas de 1,2m de diâmetro. A terceira frente atua na parte mais complicada do bairro onde os alagamentos são maiores, entre a Rua Júpiter e a Rua Saturno, onde a empresa vencedora da licitação, Contagem Construtora e Engenharia, faz a escavação para receber peças retangulares de quatro metros de largura por 1,8m de altura. Além disso, está sendo realizado o estudo topográfico de todo o bairro e seu entorno.

O secretário Tadeu Campos colocou que, em seguida, as obras de macrodrenagem chegarão às regiões de Imboassica, Campo D’Oeste, Parque Valentina Miranda e à localidade da Aroeira, com atendimento ao local conhecido como Buraca e também à Rua Francisco Alves Machado.”As intervenções no Novo Cavaleiros e as que serão realizadas nos locais citados fazem parte do Programa Água Limpa e vão reforçar as obras de macrodrenagem e saneamento que são prioridade para o governo do prefeito Riverton Mussi, como ele mesmo ressaltou na vistoria técnica que fez ao Novo Cavaleiros na segunda-feira (18)”, disse Tadeu Campos. Na ocasião da vistoria, o prefeito solicitou maior agilidade na obra e destacou que a meta é chegar à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo, com o término dos serviços, que devem durar cerca de seis meses.

Segundo Tadeu Campos, o Novo Cavaleiros recebe a captação da água do São Marcos, Vale Encantado e de toda a bacia do entorno, que totaliza 143 hectares, ou um milhão e 435 mil metros quadrados. Ele disse que as galerias que estão sendo instaladas no Novo Cavaleiros têm dimensões diferenciadas em cada local do bairro porque o cálculo hidráulico da bacia hidrográfica da área definiu a necessidade de tamanhos variados. “Existem manilhas de quatro metros por 1,8 metro; 3,5 metros por 1,6 metro; 1,5 metro por 1,2 metro. As manilhas já chegaram e estão no local e as peças retangulares que vão completar a obra, por serem diferenciadas e estarem fora do padrão, foram encomendadas e devem chegar ao local nos próximos dias. O projeto do Novo Cavaleiros requer ações como planejamento básico e técnico, cálculo e até a encomenda das peças, devido as dimensões”, falou Tadeu.

Todas as ações da prefeitura no bairro foram colocadas pelo secretário na noite de quarta-feira (21), às 19h, em reunião com moradores do bairro, da qual participaram também representantes da empresa responsável pelas obras.”Nessa reunião, convocada pelos moradores, colocamos todas as ações que estamos realizando e as que estão previstas para o bairro, para por fim aos alagamentos. Assim todos vão poder acompanhar passo a passo nossas ações na localidade”, falou.