Combate à dengue: curso irá capacitar profissionais de educação

27/03/2015 10:42:00 - Jornalista: Liliane Barboza

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da secretaria de Saúde, promove na segunda-feira (30) e terça-feira (31), de 9h às 17h, no auditório do Paço Municipal, um curso de capacitação para diretores e orientadores pedagógicos da rede municipal. O objetivo é fazer com que os participantes possam ser multiplicadores na prevenção da dengue, levando o conhecimento para dentro das escolas.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, informa que a ideia é mobilizar toda a sociedade. "Nós começamos a fazer várias ações, como o 'Saúde na Feira', 'Saúde nas Igrejas', e agora 'Saúde nas Escolas'. O nosso foco é formar multiplicadores de boas práticas para evitar a epidemia de dengue em nosso município", explicou.

De acordo com o coordenador geral do CCZ, Ramon Bouças, o curso de capacitação será ministrado para 320 profissionais em quatro turmas diferentes.

- Vamos abordar vários assuntos, entre eles, o Levantamento Rápido do Índice Aedes aegypti (LIRAa), que será apresentado pelo supervisor Geral, Flávio Paschoal. Os profissionais também terão a oportunidade de saber detalhes de como prevenir a dengue, com a palestra da bióloga Keity Nocchi e Gilberto Rozindo, que falará sobre combate ao inseto de forma mecânica e química -, explicou.

O curso de capacitação terá o apoio também da Divisão de Educação em Saúde da secretaria de Saúde. De acordo com a coordenadora, Nilce Brasil, será realizada uma apresentação do grupo Grutas, de teatro, sobre o tema.