Começa a instalação da rede-tronco de esgoto no Nova Holanda

09/10/2009 12:05:50 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

As intervenções da prefeitura de Macaé no Nova Holanda começaram em maio deste ano

Com mais de 800 metros de rede de água pluvial já concluídos, a empresa responsável pelas obras na localidade de Nova Holanda, a Construsan Serviços Industriais, iniciou, na quinta-feira (08), a instalação da rede de esgoto na Rua 1, localizada na entrada do bairro, após a ponte e beirando o Canal Macaé/Campos.

Segundo informações do engenheiro Marcos Vinícius Campos, da Construsan, a empresa já concluiu a instalação da rede de águas pluviais em várias ruas do bairro onde o deságue para o canal ocorre por gravidade. Para atender as outras ruas, onde o escoamento não acontece desse modo, por causa da elevação da maré, será necessária a construção de duas bacias de contenção, onde a água será recolhida e, depois, bombeada para o canal, completando a vazão das águas pluviais do bairro.

As duas bacias de contenção ficarão situadas próximo ao Canal Macaé/Campos e próximo ao Ciep da Nova Holanda. Para dar início às obras dessas bacias, a empresa espera a liberação do projeto pela secretaria de Obras Públicas (Semop). Isso porque o projeto original de obras no bairro sofreu mudanças, sem acréscimo para a prefeitura, para atender à necessidade de se construir essas bacias, depois da constatação de que em muitos locais do bairro o deságue não ocorre por gravidade.

- São apenas trâmites legais para que possamos dar continuidade às obras. Enquanto isso, estamos iniciando a instalação da rede-tronco de esgoto, na Rua 1, que vai receber todo o esgoto do bairro, através das redes secundárias, que será direcionado à futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro, cuja construção será iniciada pela prefeitura”, colocou o engenheiro.

As intervenções da prefeitura de Macaé no Nova Holanda começaram em maio deste ano e têm o objetivo de trazer aos moradores melhoria na qualidade de vida. A prefeitura investe, com recursos próprios, R$ 35.444.130,68 nas obras no bairro, que é mais uma localidade situada na periferia a receber obras de infraestrutura urbana, com ações que incluem instalação da rede de drenagem de águas pluviais e da rede de esgoto, pavimentação de ruas, complementação da rede de água potável e, ainda, obras complementares.

As obras têm prazo de conclusão de dois anos e estão sob a fiscalização da Semop. A localidade de Nova Holanda, distante cerca de cinco minutos do centro da cidade, vem vivenciando há anos sérios problemas causados pela falta de planejamento na abertura das ruas, o que trouxe, como consequência, constantes alagamentos, dificultando o acesso aos moradores.

A primeira ação no bairro foi instalação de manilhas para drenagem de águas pluviais em ruas onde os alagamentos eram mais constantes. As obras começaram a partir da Rua Medeiros. O bairro receberá três mil e seiscentos metros de rede de águas pluviais, com manilhas de vários diâmetros, para atender às variações da maré. Também já foram instalados cerca de 20 PVs (poços de visita) e as obras já chegaram as ruas 6, 4, 5, 11, Aurélio Cristiano da Silva, entre outras ruas.
O bairro vai receber pavimentação de todas as ruas, que vão totalizar cinco mil e 500 metros quadrados de área pavimentada, revisão em toda a rede de água potável e, ainda serviços complementares.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, as obras vão mudar o Nova Holanda, trazendo melhor qualidade de vida aos moradores e, além de solucionar os alagamentos e trazer o saneamento básico à localidade, todo o bairro vai receber infraestrutura urbana. O secretário lembrou que todas as obras no Nova Holanda também estão incluídas no Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé, que é um projeto prioritário para o governo do prefeito Riverton Mussi.

- O prefeito Riverton Mussi com esse programa vem demonstrando interesse em resolver, de vez, os problemas de alagamentos em vários pontos da cidade e o da falta de saneamento básico de Macaé, colocou Tadeu Campos.