Começa a mobilização para construção do canal da António Curvelo Benjamim

20/08/2009 16:24:54 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Arquivo Secom

Obras no canal vão aumentar captação de água na região

O Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas ações do Programa Água Limpa, que tem a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop), já começa a mobilização para dar início às obras de construção do canal na Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin, no Visconde de Araújo, para ampliar a captação das águas pluviais da região, com o objetivo de acabar com os alagamentos. As obras de construção desse canal estão incluídas na primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé. A informação foi repassada pelo engenheiro Edílson Ferreira, do consórcio.

Segundo o engenheiro Edílson, o canal será montado com blocos pré-moldados e terá seis metros de largura, por 2,50 metros de altura. As placas já estão sendo construídas, no canteiro de obras da empresa, e a expectativa é de que as obras comecem até o início de setembro. “Também estamos aguardando a licença da secretaria de Meio Ambiente do município para a retirada das árvores do local onde o canal será aberto. Esse canal terá grande importância para captar as águas pluviais da região, ajudando a acabar com os alagamentos”, disse o engenheiro.

Em relação às obras de instalação da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco, na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santa, o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, colocou que a prefeitura está ainda aguardando a liberação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), proprietária de linha férrea, para que as obras comecem. “Estamos aguardando o posicionamento da FCA para dar início às obras”, disse Tadeu Campos.

Uma equipe de Macaé, com representante da Semop, da Construtora Contagem e do Consórcio CBPO/Zadar irá a Belo Horizonte para se reunir com a diretoria da empresa para colocar as necessidades dessas obras que, além da instalação da ponte sobre o Canal Fábio Franco, incluem também ações na linha férrea nas proximidades do Novo Cavaleiros.

- Já solicitamos essa reunião e estamos aguardando a data em que a diretoria nos receberá, disse o secretário, colocando que as obras de construção do novo canal na Antônio Curvelo Benjamim começarão na data já definida pelo consórcio, mesmo se as obras da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco forem liberadas pela FCA. “As duas ações vão acontecer ao mesmo tempo, para agilizar as ações do Programa Água Limpa.São obras importantes para o município e prioridade para o governo do prefeito Riverton Mussi”, falou o secretário.