Começa nesta sexta campanha de homeopatia contra dengue

29/01/2009 12:22:05 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Medicamento atenua os sintomas da doença

Acontece neste sábado (31) a primeira Campanha de Homeopatia contra a Dengue de 2009, promovida pela prefeitura de Macaé por meio da secretaria de Saúde. A ação contará com mais de 70 profissionais espalhados em diversos pontos da cidade. Nesta sexta-feira (30) será realizada a pré-campanha nas unidades do Programa Saúde da Família ,que funcionam na sede do município e da região serrana.

No sábado, a campanha será intensificadas nos locais de grande movimentação como o calçadão da avenida Rui Barbosa, no terminal Central, no Shopping Plaza Macaé, na praia dos Cavaleiros e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, disse que a campanha tem como objetivo manter os baixos índices da doença no município alcançados desde o ano passado. “Além da homeopatia, os agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses estão realizando mutirões de combate ao mosquito aedes aegypti em diversos bairros que apresentaram índices de infestação durante o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado no final de 2008”, lembrou.

O secretário acrescentou que o apoio da população é essencial para o sucesso dos trabalhos desenvolvidos pelo município. "A população precisa reforçar o trabalho da secretaria de Saúde recebendo a visita dos nossos agentes de endemias e colocando em prática as dicas de prevenção e combate ao Aedes aegpti", comentou.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, explicou que além da aplicação do medicamento homeopático, a população será orientada pelos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses sobre os cuidados no combate ao mosquito.

Laila lembrou que a ação esperada do medicamento é a redução da febre e dores pelo corpo nos pacientes que já contraíram a doença. Quem não pegou dengue também pode tomar o remédio para que a manifestação do vírus não seja tão intensa em caso de contaminação. O medicamento pode ser utilizado por pessoas de todas as idades, inclusive gestantes.

Dengue - Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao Aedes aegypti é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.

A população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

- As chuvas não pararam e o que o mosquito da dengue gosta é de água limpa. Portanto é necessário fazer o controle dentro das casas com o poder público fazendo a sua parte e a população colaborando, finalizou.