Começa nesta sexta curso História da África e Cultura Afro-Brasileira

25/09/2009 09:30:30 - Jornalista: Andréa Lisbôa

Começa nesta sexta (25), às 14h, na Cidade Universitária, o curso de extensão “História da África e Cultura Afro-Brasileira” oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e organizado pelo Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP) para cerca de 30 profissionais da educação municipal. O curso tem um diferencial dos demais. Parte dele é presencial, e outra abrange visitas às comunidades negras que ficam situadas no entorno de Macaé.

- Os alunos saem do centro universitário e vão conhecer os espaços, em termo de organização e resistência, fala a responsável pela formação pedagógica dos cursos direcionados aos profissionais de educação, Balade Ayala. O objetivo da iniciativa é contribuir para o aumento do conhecimento sobre a história da África, a formação da sociedade brasileira, além de favorecer a superação da desigualdade e do racismo.

Não foi exigido diploma de nível superior para inscrição no curso, que terá carga horária de 60 horas e se estenderá até dezembro. Balade ressalta que o IAPP pretende ainda incentivar que os trabalhos de destaque no curso e os realizados nas escolas cheguem até o espaço universitário através de seminários, para que tenham visibilidade e possam ser socializados.

A aplicação da Lei 11.645/08 obriga a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino. A Secretaria de Educação já iniciou a aplicação da lei por meio da capacitação de seus professores e busca, agora, ampliar sua inserção na rede de ensino.

A extensão, ministrada pelo especialista Jorge Luís Rodrigues, será dividida em quatro módulos: “apresentar o continente africano, suas características, diversidade e demonstrar a importância da África na história da humanidade”; “apresentar a história da África, suas transformações nos diferentes momentos históricos e sua situação atual”; “apresentar a relação da África com o Brasil, a partir do tráfico e nos diferentes momentos da história do Brasil e suas contribuições na formação da sociedade brasileira” e “reconhecer as mais diferentes contribuições africanas na sociedade brasileira, suas manifestações, personalidades, bem como sua relevância na identidade nacional”.´

Os telefones para contato são: 2796-2529, 2796-2508 e 2796-2507.