Começa obra da escola de Educação Infantil no Trapiche

17/02/2024 10:13:00 - Jornalista: Janira Braga

A edificação, que contará com um pavimento, será destinada ao ensino de crianças de 2 a 5 anos e 11 meses, e terá 10 salas de aulas

Começaram as obras da Escola Padrão - Ensino Infantil, localizada no prolongamento da Rua 2, em Trapiche, na região serrana de Macaé. A área total de construção será de 1.312,20 m². 

A Secretaria de Obras informou que a edificação contará com um pavimento e será destinada ao ensino de crianças de 2 a 5 anos e 11 meses, com capacidade para atender até 240 crianças. O projeto da escola contempla diversas áreas, como administração, diretoria, ensino, serviço e social.

Segundo a secretaria de Obras, na área de ensino, estão previstas 10 salas de aula, uma sala multiuso, brinquedoteca e sanitários. Na área social, serão construídos espaços de espera interno e externo cobertos, circulações, pátio coberto, refeitório, pátio descoberto, playgrounds e horta.

No setor de administração e diretoria, haverá a secretaria, sala de material didático, sala da diretoria, sala de coordenação, sala de professores com copa.

Já no serviço, serão instalados a cozinha, despensa, depósito de material de limpeza exclusivo para atendimento da cozinha, espaço para recepção e pesagem de alimentos, lavanderia, depósito de material de limpeza geral e sanitários.

Os serviços a serem executados contemplam estrutura convencional em concreto armado, corte no perfil natural do terreno, muro de arrimo, alvenaria em lajota cerâmica e cobertura em telha de cimento ondulada. O acabamento seguirá os padrões de cada área.

De acordo com a secretaria de Obras, a cobertura contará com um telhado embutido de telhas onduladas, com 6mm de cimento e 9% de inclinação. Já a horta será composta por uma calçada em piso intertravado, meio-fio tipo de concreto, sementeira em alvenaria.


"As 10 salas de aula, a sala multiuso e a brinquedoteca oferecerão um ambiente amplo e adequado para o ensino", destacou a secretária de Educação, Leandra Lopes.

O secretário de Obras, Felipe Bastos, acrescentou que as paredes das salas de aula serão revestidas com porcelanato, com um padrão de concreto de 0,30 x 0,30 metros, chegando a uma altura de 0,90 metros e com um rodapé de cerâmica de 10x10 cm. Acima disso, as paredes serão pintadas com tinta acrílica na cor branco gelo. Os tetos serão emboçados e pintados com tinta acrílica na cor branco neve, aplicada sobre massa corrida. O piso será de granitina, oferecendo durabilidade e facilidade na limpeza.

"As janelas serão de alumínio, com vidro transparente, permitindo a entrada de luz natural e garantindo uma boa ventilação nos ambientes”, detalhou o secretário de Obras.