Começam as inscrições para o Sisu com 275 vagas na UFRJ e UFF-Macaé

07/07/2020 14:07:00 - Jornalista: Ellis Regina Nuffer

Foto: Arte

A Cidade Universitária de Macaé está oferecendo 275 vagas em oito cursos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Federal Fluminense (UFF) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) informatizado do Ministério da Educação (MEC). As inscrições começaram nesta terça-feira (7) e podem ser feitas até sexta (10) no portal do Sisu: www.sisu.mec.gov.br.

É o momento de os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) escolherem a Instituição de Ensino Superior (IES) onde querem fazer o curso pretendido. A UFRJ-Macaé está oferecendo, pelo Sisu, 40 vagas para Ciências Biológicas, sendo 20 para licenciatura e 20 para bacharelado; 40 para Enfermagem e Obstetrícia; 50 para Farmácia; 30 vagas para o curso de Medicina; 40 para Nutrição; e 25 para Química (bacharelado). Já o Instituto de Ciências da Sociedade (ICM/UFF-Macaé) está disponibilizando pelo sistema 50 vagas para o curso de Direito.

A partir de agora, as instituições participantes do Sisu também podem ofertar vagas de seus cursos na modalidade a distância. Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame, e o resultado da chamada regular será na terça-feira (14). No site do Sisu os candidatos encontram as informações de como participar da seleção: quem pode participar, como funciona e como se inscrever.

Quem passar na chamada regular deverá fazer a matrícula no período de 16 a 21 de julho e aqueles que não conseguirem a vaga deverão entrar na lista de espera de 14 a 21 de julho e aguardar as instituições começarem a chamar a partir de 24 de julho.

O site do Sisu informa que, “no momento em que o candidato realiza o login, o sistema recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no Enem válido para o processo seletivo. Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados, para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre”.

Conheça a Cidade Universitária de Macaé

A Cidade Universitária de Macaé tem, aproximadamente, 5.500 estudantes e funciona à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros. Está situada em frente ao Shopping Plaza Macaé, é atendida por linhas de ônibus urbanos, dispõe de estacionamento gratuito e é mantida através de convênio das instituições com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, cuja sede é no prédio administrativo dentro do campus, e atua vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

O polo universitário tem, ainda, restaurante e cantina, biblioteca e dois auditórios. São quatro prédios anexos com três andares cada, incluindo o térreo, com amplas rampas de acessibilidade e laboratórios, além de salas de aula, refeitórios, banheiros e jardins.

Lá também está situada a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), o Colégio de Aplicação (CAp), o Pré-Vestibular Social, o Centro Municipal de Idiomas (CMI), o Laboratório Inovar e Aprender de Robótica, o Laboratório de Educação Matemática Professora Ana Kaleff (Lemak), o Museu Interativo Inclusivo de Educação Matemática (LEMi) e o Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), todos da prefeitura. No total, a Cidade Universitária oferece 18 cursos de graduação, mais oito de pós-graduação, nas três IES que compõem o polo: UFRJ, UFF e FeMASS.