Começam obras da Delegacia Legal

08/07/2008 16:34:46 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A Delegacia Legal de Macaé começou a ser construída esta semana, na esquina da Rua São João com a Avenida Presidente Sodré. A construção da Delegacia Legal no centro da cidade vai agilizar o atendimento policial e trazer maior segurança à população. A área onde funcionará a delegacia está sendo cercada e máquinas estão no local demolindo duas casas também desapropriadas pela prefeitura para a construção da delegacia.

Além da Delegacia Legal, cujas obras devem estar concluídas em cinco meses, Macaé receberá um reforço na área de segurança. O município ganhará, a partir deste mês de julho, novas viaturas e mais policiais militares para o 32º Batalhão da Polícia Militar, conforme anunciou o comandante geral da Polícia Militar do Rio, coronel Gilson Pitta, em recente reunião no Rio de Janeiro.

As obras da Delegacia Legal estão sob a responsabilidade das secretarias Especial de Infra-estrutura Urbana e Executiva de Obras (Semob). A obra está orçada em R$ 1.422.982,82 e é resultado de um projeto em conjunto entre a prefeitura e o governo do estado, para dar melhores condições de trabalho para a Polícia Civil e gerar mais segurança para a população.

De acordo com informações do arquiteto da Semob, Marco Antônio de Souza Aguiaro, um dos fiscais da obra, representantes da prefeitura estiveram reunidos, na semana passada, com o delegado responsável pela 123º DP, Daniel J.B. de Melo Gomes, com o delegado regional, João Batista Byron, e com o chefe dos inspetores, Luiz Eduardo Menezes.

A delegacia envolve desde o melhor aparelhamento para a polícia até a contratação de novos funcionários. A prefeitura de Macaé cedeu a área e o prédio está sendo construído no local de imóveis desapropriados onde funcionavam bares em frente ao Mercado Municipal de Peixes. O conceito da Delegacia Legal de Macaé envolve a divisão do espaço físico até as rotinas da unidade policial. O governo do estado vai ceder os policiais e os demais trabalhadores para o funcionamento da unidade.


Atual Delegacia de Polícia Civil registra média de 25 ocorrências por dia

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de novembro de 2007, a população triplicou em Macaé nos últimos 30 anos – são 169.229 habitantes. Hoje, a 123ª Delegacia de Polícia Civil de Macaé registra uma média de 25 ocorrências por dia, dos mais variados crimes. O 32º Batalhão de Polícia Militar conta com 634 homens para atender os seis municípios que abrange: Macaé, Quissamã, Carapebus, Rio das Ostras, Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu.