Comédia “Dois de Paus” está em cartaz nesta sexta

23/07/2009 16:23:27 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação

Peça começa às 20h30

Gargalhadas, risos, momentos de descontração e alegria. Tudo isso está reservado para quem for assistir à comédia “Dois de Paus”, que está em cartaz no Teatro Municipal de Macaé, nesta sexta-feira (24), às 20h30, em exibição única, com ingresso a R$ 30. Com dois atores - André e Felipe Sobral, de 34 anos - que são gêmeos, a peça mostra diversos quadros nos quais há alusão a fatos cômicos e engraçados que apenas ocorrem na vida de irmãos idênticos fisicamente.

A peça originou-se da ideia de se montar algo que mexesse nesta temática. A semelhança e a igualdade entre os irmãos, cujos laços são profundos, têm tratamento cômico em uma hora e trinta minutos. Como exemplo, o ator André Sobral cita o estilo “stand up comedy”, no qual os personagens falam deles mesmos. “A gente conta piadinhas que os univitelinos escutam em sua trajetória de vida”, lembra ele.

Esta encenação esteve em cartaz no Teatro Miguel Falabela (Rio), no Norte Shopping, nos meses de maio e junho últimos, tendo sido alvo de nota positiva na parte de cultura do jornal O Globo. André conta ainda que em 1986, com 11 anos, ele e seu irmão Felipe vieram da cidade do Rio de Janeiro, com sua família, para morar em Macaé. “Na época tivemos aulas em cursos livres de teatro”, comenta.

Acerca dos quadros da comédia “Dois de Paus”, há o momento do “stand up comedy”, a subdivisão “Clone”, a representação na qual o órgão humano reclama do dono, a troca de cenário em que ocorre uma caracterização do artista plástico contemporâneo Marcel Duchamp, além de outros quadros.

Uma das partes do espetáculo intitulada “Siameses” aborda a questão de dois irmãos ligados fisicamente que querem operar para serem livres, mas primeiro eles têm de falar com o psicanalista. A implicância entre eles é constante, levando a platéia aos risos. O Teatro Municipal de Macaé fica na Avenida Rui Barbosa, 780.

O ator André Sobral é professor de teatro do Programa Art Luz, onde desde o ano passado já ensinou esta arte dramática e interpretativa para cerca de 30 alunos e alunas no bairro Malvinas.

Audio

Entrevistado: André Sobral Ator
Reporter: Wilton Santos