Comerciantes de pescado se transferem para o novo Mercado

30/06/2015 16:03:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

Prefeito destaca importância da atividade pesqueira para economia

Os comerciantes de pescado prosseguem com a mudança para o novo Mercado de Peixes. Após a cerimônia de inauguração realizada no domingo (28), com a presença de autoridades e população, os comerciantes de pescado começam a se instalar no novo espaço, mais amplo e moderno. Nesta terça-feira (30), o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, visitou as instalações do Mercado Municipal de Peixe Romualdo Santiago Soto e conversou com os comerciantes.

Os comerciantes também assinam um termo de "Autorização de Uso" para utilizar os boxes do novo Mercado de Peixes.

- Além dos pescadores, esse espaço foi feito para todos os macaenses e aqueles que visitam nossa cidade. Quem conhece Macaé, a sua história e desenvolvimento, sabe da importância da atividade pesqueira - disse Dr. Aluízio.

O novo Mercado de Peixes conta com um moderno prédio, com bancas para abrigar os comerciantes do pescado, construídas no térreo. São bancas azulejadas, com pia para lavar os peixes e balança digital. A parte externa recebeu blindex. Na parte alta foram construídas as salas exclusivas para a administração.

O pátio externo conta com piso concretado, área com jardinagem e postes com luminárias e bancos, contando com áreas laterais para passeio e circulação. A obra possui rede de esgoto, cisternas para armazenagem de água de consumo e para a água de reuso, estação de tratamento de água industrial, para garantir a higiene e limpeza do pescado comercializado. O novo Mercado conta com o controle de qualidade do que entra e do que é vendido à população. Uma veterinária vai realizar o controle do pescado, garantindo a fiscalização rigorosa em todos os produtos da pesca, só sendo comercializado o pescado de qualidade.

- Após a solenidade de inauguração, estamos seguindo os trâmites normais para que tudo comece a funcionar da melhor forma possível. Os comerciantes de pescado estão entendendo o funcionamento do novo espaço e precisam de um período de adaptação. Eles já estão em fase de mudança para o novo Mercado de Peixes. Esse é um procedimento de gestão para o melhor uso do equipamento - explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães.

Maria Celeste Sodré, baiana de Salvador, 66 anos, é comerciante de pescado há cerca de 50 anos e aprova as novas instalações. "Estou ansiosa para começar a trabalhar aqui. O espaço está muito bonito e da minha banca dá para ver os barcos chegando ao cais", disse.


Fotos Relacionadas