Comissão da Conferência de Segurança Pública discute temas do evento

20/03/2009 16:26:12 - Jornalista: Catarina Brust

A comissão preparatória da I Conferência Municipal de Segurança Pública (Conseg) se reuniu nesta quinta-feira (19) para discutir os assuntos de cada tema que serão discutidos durante o evento. Emprego combinado das forças de segurança, disseminação do disque denúncia, criar parcerias com instituições para levantamento estatístico, implantar um centro de formação regional de guardas municipais, entre outros, são alguns dos temas que serão debatidos.

A Conseg será realizada entre os dias 14 e 16 de abril. A abertura do evento será realizada às 9h, no Teatro Municipal. Nos dias 14 e 15, os grupos de trabalho estarão discutindo os assuntos relacionados ao sete eixos temáticos constantes no texto básico preparatório da Conferência Nacional. As propostas serão encaminhadas

- O município terá a oportunidade de discutir diversos assuntos da área de segurança que farão parte de um caderno de propostas que será encaminhado para a conferência nacional, explicou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), coronel Edmilson Jório, responsável pela organização, junto com a comissão, da etapa municipal da conferência.

A etapa nacional será realizada em Brasília entre os dias 27 e 30 de agosto. A realização da conferência municipal é obrigatória para os municípios com mais de 200 mil eleitores ou integrados ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), como é o caso de Macaé.

A I Conseg abre um momento inédito na história da segurança pública brasileira. Com a participação de diversos segmentos da sociedade, o Ministério da Justiça deu início a um conjunto de discussões no país, para consolidar uma política nacional para o setor. E todo esse processo está amparado por um texto base, cuja função primordial é oferecer elementos para essa interlocução e criar uma base comum de informações e conhecimentos, a partir da qual os debates possam acontecer.

Macaé também terá conferência livre

Além da I Conseg, Macaé também irá realizar uma conferência livre sobre a criação do Gabinete de Gestão Integrado (GGI) para os municípios do estado do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (19), o coordenador do Gabinete de Gestão Integrado de Macaé, coronel Edmilson Jório, reuniu-se com o coordenador da ong Viva Comunidade, Tião Santos, e com o coordenador regional da ong Viva Rio, Alexandre Fernandes, para discutir a realização do evento. A abertura desta conferência será no dia 27 à noite, no Hotel Sheraton.

- O objetivo é gerar instrumento que oriente os municípios sobre os GGIs. Isso é importante porque no futuro todo recursos para a área de segurança pública deverá ser discutido dentro do Gabinete de Gestão Integrado. A expectativa de investimento na área de segurança é de haver um aumento significativo tendo em vista alguns eventos esportivos que serão realizados no Brasil, como os Jogos Mundiais Militares (2011), a Copa do Mundo (2014) e, possivelmente, as Olimpíadas (2016). Esses recursos também vão ser interiorizados - explica Edmilson Jório.

De acordo com o coordenador do GGI de Macaé, o Ministro da Justiça, Tarso Genro foi convidado para participar desta conferência, que também irá encaminhar propostas a I Conseg. O convite também foi estendido ao secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa e ao secretário estadual de Segurança Pública, José Beltrame.