Comissão de Ações Emergenciais começa a elaborar planos de operações para áreas de risco

27/08/2009 11:59:10 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Ana Chaffin

Defesa Civil promove cursos de prevenção de acidentes com a comunidade

Criada este ano com o principal objetivo de preparar melhor o município para enfrentar situações de risco, a Comissão Permanente de Ações Emergenciais e Preventivas de Macaé já começou a elaborar o Plano Municipal de Emergência. Em reuniões semanais, os membros da Comissão – composta por representantes de 13 órgãos municipais - estão acertando os primeiros detalhes do Plano, que será dividido por setores.

- Como Macaé apresenta diferentes realidades, mapeamos o município e vamos criar planos específicos para cada situação de risco. Nosso principal objetivo é que, numa situação de emergência, a prefeitura esteja cada vez mais preparada para atender bem a comunidade, disse o presidente da Comissão, o coordenador de Defesa Civil Municipal, Eric Shueler.

O primeiro local que terá o plano elaborado será o loteamento Novo Paraíso, na Aroeira, onde existe uma situação de risco. Quatro casas já foram interditadas pela Defesa Civil devido à ameaça de deslizamento de pedras em uma encosta. A prefeitura já tem pronto o projeto para obras no local: as pedras menores serão removidas por jateamento sob pressão de água, e as maiores, receberão concretagem.

- Vamos iniciar no Novo Paraíso um levantamento completo sobre a realidade dos moradores, e definirmos como agir em caso de emergência. Apesar de as obras já estarem previstas para resolver o problema, temos que estar preparados, explicou o vice-presidente da Comissão, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, Edmilson Jório.

Comissão faz parte do Sistema Municipal de Defesa Civil

A Comissão Permanente de Ações Emergenciais e Preventivas esta incluída no Sistema Municipal de Defesa Civil, criado este ano por decreto do prefeito Riverton Mussi. O Sistema tem como principal objetivo planejar e promover a defesa permanente do município contra desastres naturais, bem como atuar em situações de risco.

A Comissão é formada por representantes da Coordenadoria de Defesa Civil, Câmara Permanente de Gestão, Gabinete de Gestão Integrada, Subsecretaria de Comunicação Social, e as secretarias de Obras Públicas, Serviços Públicos, Interior, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social.