Comissão de pronta-ação continua fiscalização no Lagomar

23/07/2008 18:50:24 - Jornalista: Catarina Brust*

A comissão de pronta-ação da prefeitura de Macaé deu prosseguimento às ações de fiscalização da área de entorno do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no Lagomar, nesta quarta-feira (23). Desta vez foram retirados mais de 300 metros de arame farpado, duas casa, em construção, foram demolidas e uma armadilha para aprisionar pássaro da espécie pocaçú foi apreendida. Integram a comissão, representantes da Procuradoria Geral, Guarda Municipal e as secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil, Obras e Serviços Públicos.

- Esta é uma continuação das ações de fiscalização. Nas últimas semanas, já apreendemos um caminhão com tijolos, derrubamos as cercas e demarcações, e hoje, encontramos novas irregularidades. Pedimos à população que antes de comprar um terreno ou construir, informe-se junto à prefeitura sobre a situação do local. Um acordo firmado entre o Governo Federal e o Municipal prevê a manutenção da área, que faz parte do Parque de Jurubatiba e é de preservação permanente – destaca o fiscal ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Fernando Barreto.

O acordo com o Ministério Público Federal permitiu o início das obras de infra-estrutura no Balneário Lagomar, e exige que a prefeitura impeça construções e demarcações dentro da área de amortecimento do parque, na rua W-30.

*Colaborou: Samanta Fernandes - estagiária