Comissões estudam melhorias para servidores e buscam a eficiência da gestão de RH

06/02/2024 09:43:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Jefferson Rezende

Foram criadas sete comissões para buscar soluções e possibilitar melhor qualidade de vida aos servidores

A Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos formou sete comissões com servidores ativos, sem quaisquer ônus ao município, para que possa ser realizado um amplo estudo e planejamento estratégico na busca de uma eficiente gestão de recursos humanos, assim como implementar projetos e atualizações em consonância com a legislação vigente, visando melhorar a qualidade de vida e capacitação do servidor público municipal.

O secretário adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, acompanha o desenvolvimento dos trabalhos e estudos realizados pelas comissões em reuniões que serão agendadas de forma periódica com seus representantes, visando dar seguimentos às ações identificadas como imediatas e planejando formas de implementação.


“Valorizar e capacitar o servidor público municipal de Macaé é reconhecer que o trabalho desenvolvido por ele perante a sociedade é elemento fundamental na construção de uma cidade próspera, inclusiva e sustentável", pontuou Aristófanis.

Parte das ações imediatas e fruto do trabalho das comissões, destacam-se a comissão de organização do 1º Congresso Municipal de Gestão de Pessoas na Administração Pública Municipal e criação da Casa do Servidor, projetos indicados e aprovados pela Secretaria Adjunta de Recursos Humanos que já estão em andamento, ressaltou o secretário.

“Nós criamos a comissão do 1º Congresso de Gestão de Pessoas, que está previsto para ser realizado no segundo semestre deste ano, onde estaremos trazendo especialistas para que possamos interagir, trocar conhecimentos e buscar soluções”.

Outra comissão criada pela Secretaria de Recursos Humanos é a reestruturação do Portal do Servidor e Área de Pessoal no Portal da Transparência. De acordo com Aristófanis, o sistema deve ser modernizado para se adequar principalmente às exigências da legislação vigente, que orienta transparência e atualização nas informações.


Mais um desafio da administração municipal é pauta dos integrantes da comissão de migração do Sistema de Folha de Pagamento e Coleta de Dados das Fundações Públicas e Autarquias Extintas. “Nós temos que pegar todos esses dados e atualizar, pois isso poderá implicar na aposentadoria do servidor”, acrescentou.

Outro assunto que terá foco, será a comissão de Estudos de Políticas de Valorização, Saúde, Qualidade e Bem-estar no Ambiente de Trabalho.

A comissão de Conscientização e Prevenção contra Assédio, Discriminação, Intolerância Religiosa e Racismo já realiza o trabalho de escuta dos servidores e está mapeando as secretarias que necessitam de mais atenção.

Outras comissões criadas pelo RH foram: Revisão do Formulário de Avaliação de Desempenho Funcional; Capacitação e Qualificação Profissional do Servidor; Implementação do E-Social; Implementação e Criação da Casa do Servidor; e Implementação da Previdência Complementar.

Por fim, esclareceu o secretário: “Um grande desafio da gestão de pessoas na administração pública é conciliar o olhar humano com a eficiência da gestão. Estamos em constante busca para harmonizar essa equação.”


Fotos Relacionadas