Comitiva de Macaé participa de congresso ambiental em São Paulo

07/07/2009 16:59:54 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Equipe conheceu de perto as novidades da Ambiental Expo – Feira Internacional de Soluções para Saneamento e Meio Ambiente

Ambientalistas e representantes do governo municipal participaram da primeira edição da Feira e Congresso Ambiental Expo 2009, organizados pela Reed Exhibitions Alcântara Machado, em parceria com a Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (ABDID), ocorridos no início deste mês, em São Paulo.

Representando a prefeitura de Macaé, estiveram o secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, e o assessor governamental estadual, da Secretaria de Governo, Paulo Patrocínio Junior.

A equipe conheceu de perto as novidades da Ambiental Expo – Feira Internacional de Soluções para Saneamento e Meio Ambiente, que durante três dias apresentou aos visitantes sistemas, inovações, tendências e soluções para empresas e governos.

Segundo Paulo Patrocínio, a feira foi bastante positiva porque deu a oportunidade de conhecimento tecnológico na área ambiental.

- Durante o evento pudemos conhecer as novas tecnologias na área de saneamento ambiental e gestão de resíduos. Temos o entendimento de que no futuro poderemos aplicar esse conteúdo em nossa região – afirmou.

Com o objetivo de tornar o evento mais atrativo, em paralelo à feira foi realizado o congresso ambiental, com uma grade privilegiada que incluiu temas institucionais focados no aspecto macroeconômico do meio ambiente e sua relação com as esferas governamentais.

O congresso ofereceu painéis temáticos dirigidos a cada segmento, com apresentação de cases e tendências. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, que participou ativamente dos painéis “Flotação para limpeza de rios”, “Gestão via bacias hidrográficas”, “Reuso da água” e “Gestão de saneamento – empresas públicas”, no auditório 1 do Parque Anhembi, avaliou a participação do município de Macaé no evento.

- O congresso ofereceu oportunidades a todos os segmentos de enxergar sob várias óticas a necessidade de se conservar o meio ambiente e recuperar os passivos ambientais, exigindo investimentos e soluções. A atual legislação ambiental do nosso município já nos oferece suporte suficiente para a ação governamental, por isso há uma evolução institucional que caminha na busca de soluções e alternativas para o meio ambiente com eficiência econômica e ambientalmente sustentável – destacou.

Na feira, o secretário Maxwell trocou informações e experiências com a equipe da prefeitura de Mesquita (município da Baixada Fluminense), formada pelo prefeito Artur Messias da Silveira, jornalista e professor de Políticas Sociais, pela secretária de Meio Ambiente, Kátia Perobelli Ferreira, especialista em Gestão para Educação Ambiental e assessores.