Comitiva de Macaé troca experiências com governo de Cuba

24/04/2009 18:19:54 - Jornalista: Simone Noronha*

Trocar experiências nas áreas de saúde, educação, esportes e de políticas públicas para a mulher. Esse é o objetivo da visita técnica que comitiva de Macaé formada por membros do Executivo e Legislativo realiza em Cuba, na próxima semana. A delegação fica em Cuba por cinco dias, e pretende trazer para Macaé pelo menos um convênio assinado em cada área.

- A ideia é trazer para Macaé ações pontuais em cada área, e que podem ser adaptadas à nossa realidade. Cuba é um ótimo modelo nos setores de saúde e educação. Tenho certeza de que esta viagem é apenas o início de uma excelente parceria, disse o prefeito Riverton Mussi.

O grupo viaja na noite de domingo, e já cumpre agenda oficial na manhã de segunda-feira em Havana, capital de Cuba. A delegação será recebida pela secretária da Federação Democrática das Mulheres (Fedim), Dora Calcaño, que vai acompanhar o grupo durante toda a visita. Na agenda, foi programado um dia para conhecer cada área de interesse da prefeitura, além de encontro com o vice-ministro de Comércio Exterior de Cuba, Orlando Requeijo.

- Um dos projetos mais interessantes que vamos conhecer é o modelo de alfabetização para adultos, com duração de apenas 78 dias. Vamos visitar também a Escola Latinoamericana de Medicina, e o Centro de Formação de Trabalhadores, além de projetos na área de esportes e voltados para a mulher, disse a vice-prefeita e secretaria de Educação,Marilena Garcia.

Estão confirmados na comitiva a vice-prefeita, o secretário de Governo, André Braga, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Alex Moraes, o subscretário de Saúde, Edilson Simões, e a subsecretária de Políticas para a Mulher, Vânia Deveza.

Pela Câmara Municipal, participam o vereador Lúcio Mauro, presidente da Comissão de Saúde, e Gilso Machado,representando a Comissão de Saúde. O presidente da Organização Juventude Responsável (Orjure), Igor Sardinha, também acompanha a comitiva macaense. Igor viaja pagando as suas próprias despesas, e pretende conhecer projetos na área de alfabetização.

* Colaborou Janira Braga