Comitiva prossegue com agenda em Cuba

29/04/2009 17:52:12 - Jornalista: Equipe Secom

O prefeito Riverton Mussi e a comitiva que o acompanha na missão a Cuba participa nesta quinta-feira (30) de agenda social na ilha. Após conhecer projetos de educação, saúde e esporte do país, o grupo cumpre compromisso no Centro de Formação dos Trabalhadores Socialistas, Assembléia Provincial do Poder Popular e encontro com subministro do Comércio Exterior, Orlando Requeijo.

Na quarta-feira, a comitiva conheceu um programa esportivo na ilha de Cuba, e se encontrou com o diretor de Assistência Técnica da Companhia Cubana de Esportes, Jorge Pardo e com a diretora nacional de Educação Física e Promoção de Saúde, Gladis Bécquer.

Participam da viagem os secretários de Governo, André Braga; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Alex Moraes; o subsecretário de Saúde, Edilson Simões; e a subsecretária de Políticas para a Mulher, Vânia Deveza, além dos vereadores Lúcio Mauro e Gilso Machado.

A secretária municipal de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia e a subsecretária municipal de políticas para as mulheres, Vânia Deveza, se encontraram com duas funcionárias do governo Cubano e conversam sobre políticas públicas para as mulheres cubanas.

Um dos assuntos discutidos foi o avanço da situação da mulher em Cuba. Em 50 anos do processo revolucionário, a mulher cubana alcançou muitos direitos e assumiu deveres para construir uma nova sociedade. Com o lema: “Igualdade, Oportunidade, Direitos e Deveres”, a Federação Democrática Internacional de Mulheres (FEDIM) comprova as conquistas.

Apesar da crise econômica, o governo cubano garantiu a conquista do trabalho doméstico remunerado: 66 % das mulheres fazem parte da força técnica de Cuba. Algumas leis de proteção foram criadas nas últimas décadas como o Código de Família e a Lei da Maternidade.

Estão na vida pública política 43% das mulheres de Cuba e 38% são dirigentes das mais variadas funções como diretoras de hospitais e cargos no Poder Judiciário. As mulheres contam ainda com o Centro de Educação Sexual, cujo trabalho é responsável pelo baixo índice de mulheres com AIDS.

Em Cuba, a comitiva vai participar do Dia do Trabalhador, considerada a festa mais importante da república socialista. Antes de viajar, o prefeito Riverton anunciou reajuste para os servidores municipais. Na matéria que o Executivo vai enviar para o Legislativo, consta acréscimo no salário do servidor, o que vale para todos, além de um aumento diferencial por escala de profissão.